Abril 08, 2021

Procon de Florianópolis notifica Facebook por suposto vazamento de dados

Procon de Florianópolis notifica Facebook por suposto vazamento de dados

Devido a um suposto vazamento de dados de usuários da rede social Facebook, o Procon Municipal de Florianópolis notificou a filial da empresa no Brasil para solicitar a confirmação do incidente, além de esclarecer quais medidas foram tomadas após a falha e como a rede social preserva as informações dos usuários. O prazo para resposta é de até 48 horas após o recebimento da notificação.

Segundo informações de uma matéria publicada no último final de semana na revista Business Insider, cerca de 553 milhões de usuários do Facebook foram divulgadas em fóruns de hackers na internet. Estima-se que 8 milhões deles sejam brasileiros. De acordo com a publicação, entre os dados vazados estariam números de telefone, nomes completos, datas de nascimento e e-mails.

O secretário de Defesa do Cidadão, Gabriel Meurer, explica que a possível falha no sistema descumpre o Código de Defesa do Consumidor, além de ferir a Lei de Proteção de Dados. "É muito grave ter informações pessoais divulgadas na internet, por isso o Procon tomou uma atitude. Nos próximos dias vamos avaliar a resposta do Facebook e, se entendermos que for necessário, tomaremos novas medidas", declara ele.

O Procon de Florianópolis já havia notificado o Facebook no início de fevereiro, após a rede social anunciar que mudaria a política de privacidade. Na ocasião, a empresa não se manifestou após pedido de esclarecimento, então o auto de infração será realizado e, posteriormente, o Facebook poderá ser multado, ainda sem valor estipulado.

Tags:
web
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!