Fevereiro 18, 2021

Procon de SC notifica empresas de telefonia por vazamento de dados

Procon de SC notifica empresas de telefonia por vazamento de dados
Reprodução

Após a descoberta de vazamento de dados de celulares de mais de 103 milhões de usuários, o Procon de Santa Catarina notificou nesta semana, as operadoras de telefonia Oi, Vivo e Tim para que informem ao órgão como, de que forma e quais informações foram vazadas dentro do prazo de 10 dias.

"O prejuízo para estes consumidores pode ser algo com proporções gigantescas, dependendo de quem tiver acesso a eles. As empresas têm obrigação de zelar pelos dados de seus clientes e nós queremos entender como isto aconteceu", pondera o diretor do Procon SC, Tiago Silva.

Segundo o órgão, ter dados pessoais vazados podem trazer sérias consequências às pessoas e que podem ir desde abertura de crédito do comércio até crimes graves de estelionato. E em todos estes setores, existe uma parcela da população que poderá ser a mais prejudicada, o consumidor.

Em caso de descumprimento, as empresas poderão ser enquadradas no crime de desobediência.

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgão que é responsável por fiscalizar e editar normas previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD),também está apurando o vazamento dos dados.

Tags:
web
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!