14.2 C
fpolis
14.2 C
fpolis
domingo, 3 julho, 2022

Profissional tóxico

Foto: crédito Pixabay
Últimas notícias

Criança não é mãe! Se o Estado é laico, as leis são claras e operacionalização de um aborto está prevista em caso de estupro, foi antiprofissional o que aconteceu aqui no Estado, quando Joana Ribeiro Zimmer, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), além de impedir o aborto foi desumana com uma criança e sua mãe, ao impedir o aborto e induzir a criança de 11 anos a “aguentar mais um pouquinho” a gravidez mesmo que isso implicasse no risco de morte para a própria vítima (de estupro). Para garantir que sua vontade prevalecesse, a juíza ainda ordenou a internação da criança em um abrigo distante da família. Finalmente, após a repercussão do caso, a juíza foi afastada e a vontade da família e a lei foram cumpridas. As leis existem para serem cumpridas e as convicções pessoas para serem aplicadas na própria vida do indivíduo não na vida de outrem.

Antiprofissional: diz-se daquele que age com falta de profissionalismo, que tem postura inadequada ou incomum no ambiente de trabalho.

Barbárie! Outra barbárie que repercutiu essa semana na mídia foi a agressão do procurador a uma colega no município de Registro, interior de São Paulo.  Um vídeo mostra o momento em que o procurador Demétrius Oliveira Macedo, de 34 anos, desferiu socos e chutou a procuradora Gabriela Samadello Monteiro de Barros, de 39 anos. Ele ainda agrediu outras duas pessoas que estavam na mesma sala. O autor da agressão já apresentava comportamento suspeito e havia sido grosseiro com outra funcionária do setor, motivo pelo qual a procuradora enviou um memorando à Secretaria Administrativa com uma proposta de procedimento administrativo (supostamente esse foi o motivo da agressão). Macedo foi afastado da funções e está preso.

Barbárie: é a condição daquilo que é selvagem, cruel, desumano e grosseiro, ou seja, quem ou o que é tido como bárbaro. A barbárie pode ser interpretada como uma ação de extrema violência e agressividade, com o único objetivo de afetar diretamente a paz e a tranquilidade de determinado grupo.

Postura profissional. O caso da agressão entre os procuradores acende um alerta vermelho para o ambiente corporativo que além de tóxico, pode ainda desencadear uma agressão física e impactos sem precedentes em toda a equipe de trabalho. Neste caso, a tolerância e a falta de ação no estágio inicial pode acarretar danos à organização como um todo. Já no caso da criança vitima de estupro e impedida de fazer o aborto fica o questionamento sobre a postura profissional e ética desta juíza que além de não cumprir a lei – função básica de um magistrado – ainda usou critérios de crueldade para fazer suas convicções pessoais prevalecerem. Em ambos os casos os envolvidos ultrapassaram os limites do ambiente profissional, exaltaram a convicção pessoal e agrediram violentamente as vítimas com danos à reputação das instituições que representam e é na punição exemplar que este dano pode ser atenuado. Quanto às vítimas, a justiça deveria garantir tratamento adequado para que superem as marcas deixadas por essas barbáries.

Profissionalismo são qualidades e atitudes que permitem você fazer seu trabalho com excelência. Ela pode e deve ser desenvolvida por todas as pessoas. O profissionalismo permite que você cumpra sua função com o melhor de sua capacidade. Além disso, te ajuda a impressionar e motivar as outras pessoas.

 

Janine Alves
Graduada em Economia e doutora em Gestão do Conhecimento, faz parte do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory), núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Trabalhou como: professora da UFSC e Univali, colunista de economia do Grupo RIC Record (Jornal Notícias do Dia e Ric Record TV) e analista de economia na RBS - TV/ NSC - Diário Catarinense, Consultora de Economia Internacional para a CIP Cosultores – Espanha, Diretora do Escritório do Governo da Galicia/Espanha no Brasil, Diretora de Integração Internacional e Consultora de Economia do Governo de Santa Catarina (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais), etc.
Mais notícias para você
Últimas notícias

NSC anuncia substitutas de Adriana Krauss no JA Blumenau

A NSC anunciou as substitutas de Adriana Krauss na apresentação e coordenação do Jornal do Almoço Blumenau. Adriana deixou...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }