Portal Making Of

Programa ReÓleo celebra 26 anos de trabalho e contribuição ambiental

Foto: Divulgação / ACIF
O Programa ReÓleo, promovido pela Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), completou  26 anos de atividades no último domingo, 7, e se destaca pela contribuição à preservação ambiental. Desde sua fundação, o programa já arrecadou na capital catarinense mais de 5,2 milhões de litros de óleo de cozinha usado, beneficiando mais de 70 mil pessoas e dedicando mais de 1.100 horas à educação ambiental.
Disponibilizando mais de 120 Pontos de Entregas Voluntárias (PEVs) distribuídos pelos bairros da cidade, o ReÓleo facilita à comunidade o descarte correto de óleo de cozinha usado com a praticidade ao encontrar esses PEVs em restaurantes, lanchonetes, hotéis, escolas, mercados e condomínios. Em parceria com a Cargill, detentora  da marca de óleo Liza, e a Preserve Ambiental, o óleo coletado é transportado e reciclado de maneira ecologicamente correta, ajudando a proteger os recursos hídricos e o meio ambiente.
“É uma honra fazer parte desta história vitoriosa e poder comemorar este marco especial com todos. Torço para que todos os planos futuros do programa se realizem, e que eu possa acompanhar suas conquistas de perto. Longa vida ao Programa ReÓleo!”, parabeniza Luiz Antônio Falcão, embaixador do programa.
Reconhecimento mundial
Os números impressionantes do Programa ReÓleo garantiram seu lugar no Guinness World Records, com dois títulos conquistados em 2012 e 2015, tornando Florianópolis a cidade que mais recicla óleo de cozinha usado no mundo, à  época. Além dos marcos históricos, o programa reforça a importância de práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) no setor empresarial, incentivando um consumo consciente em todas as etapas das atividades comerciais.
Educação Ambiental nas escolas
Além de promover visitas e palestras nas escolas das redes públicas e particulares de Florianópolis ao longo de 26 anos, uma equipe qualificada da ACIF promove, ainda, a Gincana ReÓleo, em que crianças e adolescentes são incentivados a coletar óleo de cozinha usado nas suas casas. A comunidade escolar participa armazenando o material descartado em garrafas PETs, para então depositá-los nos recipientes disponíveis nas escolas. As três unidades que mais arrecadarem óleo serão premiadas, incentivando a prática da educação ambiental de forma lúdica e eficaz.
Todo o óleo coletado com essa ação ambiental da ACIF é transportado e reciclado pela Preserve Ambiental, que possui as licenças ambientais necessárias para garantir uma destinação correta e ecologicamente responsável. Mais informações sobre o Programa ReÓleo e sobre os pontos de coleta em Florianópolis, estão disponíveis no site www.reoleo.acif.org.br

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Secom suspende concorrência para contrato digital

A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República oficializou, nesta terça-feira, 16, a suspensão da licitação para contratação de empresas prestadoras de serviços

Leia mais

Secom suspende concorrência para contrato digital

A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República oficializou, nesta terça-feira, 16, a suspensão da licitação para contratação de empresas prestadoras de serviços