9.3 C
fpolis
9.3 C
fpolis
sexta-feira, 1 julho, 2022

Programa Silvio Santos comemora 59 anos no ar

Fotos: Lourival Ribeiro/SBT
Últimas notícias

O “Programa Silvio Santos” deste domingo, 5, comemora 59 anos no ar, completados ontem, 2. A atração especial traz Silvia Abravanel comandando a disputa do “Jogo das 3 Pistas” entre Silvio Santos e Dudu Camargo.

O programa ainda traz os famosos quadros “Jogo dos Pontinhos”, “Não Erre a Letra”, além das “Câmeras Escondidas”. Silvio Santos ainda interage bastante com os convidados, distribuindo os famosos aviõezinhos e fazendo diversos outros games.

 

Sobre o Programa Silvio Santos

O apresentador mais longevo da televisão mundial, que se mantém em atividade em um mesmo programa, comanda a atração que leva o seu nome desde o dia 02 de junho de 1963. Inicialmente exibido na TV Paulista, canal 5, foi pioneiro em reunir nas tardes de domingo um misto de gincanas, musicais, brincadeiras e muita diversão, com o auditório participando ativamente dos diversos quadros.

No início, a atração era composta por três grandes programas: Cuidado com a Buzina, o primeiro programa de calouros apresentado por Silvio Santos, Pra Ganhar é Só Rodar, com o pião que dava prêmios aos clientes do Baú da Felicidade, e Justiça dos Homens, um tribunal no palco que trazia emoção e dramaturgia.

Com o sucesso das atrações, o Programa Silvio Santos foi ganhando tempo, e novidades vieram, com formatos que foram pioneiros na TV brasileira na década de 60 como Rainha por Um Dia, presenteando mulheres com prêmios e uma renovação do visual, Música e Alegria, uma gincana com provas inusitadas e muitos musicais, Os Galãs Cantam e Dançam aos Domingos, uma super parada de sucessos com os maiores cantores da década, encontrando e dançando com suas fãs.

Em setembro de 1969, já pela TV Globo, o programa passa a ir ao ar para todo o Brasil durante oito horas seguidas, ao vivo, um feito inovador e vanguardista, chegando a produzir mais de 40 programas por mês. Na virada da década, novas atrações tomam forma e conquistam a audiência como o game Só Compra Quem Tem, o espetacular Sinos de Belém, onde Silvio Santos cumpria diversas provas, o musical Viva o Samba, o emocionante Arrisca Tudo, o novo programa de calouros Show de Talentos Anônimos, e o infantil que marcou uma geração de brasileirinhas: Boa Noite Cinderela.

Em 1976, o dominical passa a ser apresentado pela Rede Tupi para todo o Brasil, em conjunto com a TVS Rio, canal 11, e uma nova geração de programas vai ar: Domingo no Parque, a divertida gincana entre colégios, Show de Calouros, então reformulado com os inesquecíveis jurados, a nova versão do Cidade Contra Cidade, e um dos maiores sucessos da TV: o musical Qual é a Música.

Na década de 80, passa a ser apresentado pelo SBT, e os novos programas mostram a verve inovadora de Silvio Santos, que traz Roletrando, O Preço Certo, as novas versões de Cinderela e Ela Disse Ele Disse, O Dia que Você Nasceu, Arrisca Tudo, e o programa que emocionou os brasileiros: Porta da Esperança. Namoro na TV era o app de relacionamentos da época.

Os anos 90 chegam para consolidar de vez o Programa Silvio Santos, com os inesquecíveis ícones do domingo: Topa Tudo por Dinheiro e Em Nome do Amor, além deles estreiam o novo Festival da Casa Própria, Tentação, Hot Hot Hot e Isto é o Amor, entre outros.

Em 2000, a inovação se faz presente novamente com o game show que marca gerações: Show do Milhão vem pra divertir e ensinar. Além dele, outra grande novidade surpreende o público: Casa dos Artistas inaugura um novo gênero da programação da TV: os realities de confinamento. Em 2003, Roda a Roda chega para todo mundo adivinhar as palavras do painel. O Nada Além da Verdade colocava os artistas a prova do detector de verdades.

Em 2008 o novo Programa Silvio Santos reúne os mais de 50 anos de TV em atrações modernas e divertidas com destaque para Jogo das Três Pistas, Jogo dos Pontinhos, Não Erre a Letra, e as Câmeras Escondidas, que viralizam nas redes e rodam o mundo conquistando bilhões de visualizações.

Silvio Santos mantem a tradição dos domingos nestes anos todos, com suas colegas de trabalho no auditório mais feminino do Brasil, trazendo a força do comunicador que há mais tempo continua no ar inovando e se reinventando sem perder sua essência: a alegria e a diversão.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Semana movimentada

Destaques da semana na Coluna de Janine Alves
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }