O Programa de Incentivo à Inovação (PII) através do Arranjo Promotor de Inovação (API Inovar), da Associação Empresarial de Florianópolis (Acif), tem um papel fundamental para promover encontros entre as pessoas que buscam financiamento para projetos inovadores e quem quer apoiar causas para fomentar iniciativas de cultura e inovação usando o abatimento de ISS (Imposto Sobre Serviços) e do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano Territorial).
Neste ano diversos projetos foram aprovados, incluindo o Projeto PAM, que é a Plataforma de Aceleração do Desenvolvimento Municipal, que foi enviado pela ACIF. O PAM é uma plataforma tecnológica que apoia a gestão de políticas públicas municipais que alinha os planos setoriais de Florianópolis com as diretrizes nacionais dos Ministérios.
A principal função da plataforma é transformas esses planos em informações qualificadas para que os gestores públicos possam interpretar, gerenciar, avaliar e tomar decisões assertivas para o município.
Na última semana, os projetos selecionados receberam o certificado do programa, permitindo assim o início da captação de recursos para sua execução.
O PII Inovar mantém um banco de dados que contém informações sobre leis de incentivo, proponentes de projetos de inovação e cultura que estão atualmente buscando recursos e também apoiadores interessados em fomentar as iniciativas ligadas a estas áreas.
Para se tornar um incentivador e fazer parte deste banco de incentivo, basta se cadastrar como apoiador no site da ACIF e entrar em contato com o projeto escolhido. Da mesma forma, os projetos que buscam apoio podem entrar em contato diretamente com os incentivadores que já estão pré-cadastrados.
“Uma característica destacada deste programa é que os incentivadores que destinam seu ISS ou IPTU para projetos de inovação também terão a oportunidade de ter sua marca associada a esses projetos. Isso segue um modelo semelhante ao que já é realizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, em que um logotipo do incentivador será divulgado junto com o Programa de Incentivo à Inovação (PII). Dessa forma, os incentivadores recebem uma contrapartida pelo valor que já deixaram de pagar em impostos”, explica Célio Bernardi, presidente da ACIF.
Valorizar a tecnologia em Florianópolis
Segundo o representante da Acif, o Projeto Inovar foi criado para estimular ideias revolucionárias e valorizar o desenvolvimento de inovação e tecnologia em Florianópolis.
Segundo a entidade, esse é um esforço que envolve várias instituições de ciência e tecnologia com o objetivo de beneficiar tanto pessoas físicas quanto jurídicas, sejam elas de direito público ou privado, que contribuam para o ecossistema inovador da cidade.
As informações completas sobre o Projeto estão disponíveis no site abaixo:
https://api.acif.org.br/banco-de-incentivo-acif/