22.5 C
fpolis
22.5 C
fpolis
quinta-feira, 30 novembro, 2023

Projeto do PIX para prefeituras atingidas por desastres deve ser votado ainda este mês na Alesc

Últimas notícias

Com a possibilidade de mais problemas por conta das chuvas que cairão em Santa Catarina nos próximos dias, o deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) quer aprovar ainda no mês de novembro na Alesc o seu Projeto de Lei que prevê recursos imediatos para as prefeituras em casos de desastres.

No último dia 8, o Projeto de Lei, que leva o nome de “SOS SC”, foi aprovado pela Comissão de Defesa Civil e Desastres Naturais.

Agora, a matéria está a um passo de ser votada em Plenário, dependendo apenas da aprovação do texto substitutivo pela Comissão de Constituição e Justiça.

Segundo Napoleão, a expectativa é que a proposta seja avaliada pelos 40 parlamentares ainda este mês para, se necessário, auxiliar as cidades atingidas por alguma catástrofe natural.

A proposta foi apresentada por Napoleão no mês de março e teve o apoio declarado da Federação dos Municípios de Santa Catarina (Fecam).

O deputado estadual ressalta que há urgência e interesse dos municípios catarinenses na apreciação rápida do projeto.

“Os municípios precisam e merecem contar com o respaldo imediato do Estado. Não é hora para burocracia. Precisamos garantir uma legislação que permita a simplificação e o apoio rápido para os gastos mais emergenciais como contratação de maquinário, hora extra de pessoal e combustível”, explica.

Desde 1990 Santa Catarina conta com um Fundo Estadual de Defesa Civil (Fundec) para financiar as ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento dos serviços essenciais, quando o Estado decreta Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública.

Mas o processo para a liberação dos recursos, na maioria das vezes, é moroso e, por isso, a reconstrução dos estragos acaba sendo bancada pelas Prefeituras.

O SOS SC quem inserir os municípios no Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil para permitir o acesso direto ao fundo. O intuito é que as cidades possam obter os recursos em até 24 horas, após verificação inicial do desastre por técnicos da Defesa Civil do Estado.

Avatar photo
Sergio de Oliveira
Jornalista formado pela UniSociesc tem graduação também em Gestão Comercial pela Uniasselvi. Foi dirigente e consultor nas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau e Gaspar. Tem experiência em comunicação governamental, com passagem por órgãos públicos de Blumenau. Atua na área de comunicação desde 1993 com passagens por veículos como Rádio Atlântida FM, Rede TV Sul, Rádio Blumenau e Jornal O Município. Já foi produtor, editor e colunista, além de empreender na área de jornalismo digital. Há 14 anos estuda e escreve sobre o cenário político de Santa Catarina, procurando apresentar informações que orientem e ampliem a visão do leitor/internauta. Contato: sergio.redacao@gmail.com
Mais notícias para você
Últimas notícias

Canal Rural comemora 27 anos com foco em IA

O Canal Rural, a mais relevante plataforma de comunicação do agronegócio brasileiro, comemora 27 anos de trajetória. A emissora...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }