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Promoções é a divisão responsável pela publicidade dos conteúdos da TV Globo

Chamada do "Vem Aí 2024" da Globo (Foto: Reprodução)

Com o intuito de chamar a atenção da sua audiência para as novidades da sua grade de programação, a Rede Globo utiliza sua divisão Promoções para elaborar campanhas que detalham a essência de cada projeto e não têm qualificação de calhau. Um exemplo do viés criativo da equipe liderada por Chico Leão, desde 2013 na posição, é a campanha ‘Vem aí’, que destaca os principais conteúdos de 2024. Já no fim de 2023, foram veiculadas as ações para o lançamento do ‘Big Brother Brasil’ e da novela ‘Renascer’.

Esse formato ganha prêmios. São mais de 100  troféus acumulados. Recentemente, foram dois troféus de ouro no Promax Awards Global Excellence 2023, premiação que homenageia o melhor das “melhores campanhas que definem marcas e transformam os espectadores em fãs, envolvendo o público em todas as telas”, esclarece a emissora.

Os prêmios, como detalha o comunicado, foram para a chamadas ‘Uma história imortal’ e ‘Contagem regressiva das camisas’, ambas relacionadas à cobertura da TV Globo na Copa do Mundo do Catar em 2022.

“De acordo com nossas pesquisas, somos a emissora de TV aberta que mais produz chamadas no mundo. Temos como meta principal capturar, reter e, se for preciso, recapturar o público. Nossa maior premissa é sempre sermos fiéis ao DNA do produto e isso se expressa pelo texto, linguagem visual, fotografia artística e trilha sonora. O maior desafio de fazer chamada para a TV aberta é ser compreendido com um conteúdo promocional interessante, sedutor e inovador”, explica Leão.

A linguagem renovada ao longo dessa última década avançou para além do que no passado chamava-se merchandising. Funciona nos padrões de uma agência de propaganda com 73 profissionais atendendo clientes internos como novelas, séries, filmes, programas jornalísticos, de variedades e esportivos. Em média, são 45 chamadas diárias. Em 2023, foram cerca de 17 mil ações.

“Além de toda a área criativa, de atendimento e planejamento de campanhas de uma agência, a Promo tem também uma grande produtora interna, que edita, sonoriza e faz todas as artes gráficas das chamadas, em parceria com a área de tecnologia da Globo. As campanhas nascem e são finalizadas dentro da nossa estrutura interna”, afirma Leão.

O executivo esclarece que há diferença entre o trabalho realizado pela área Marca & Comunicação, que é responsável pela ativação de branding da Globo.

 

*Texto do Portal Propmark

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