Portal Making Of

PSD de SC vai apresentar na festa de fim de ano três novos deputados nas suas fileiras

 

No dia 3 de dezembro o PSD de Santa Catarina vai fazer um grande encontro de encerramento do ano no CTG Os Praianos, na cidade de São José, na Grande Florianópolis.

Além de, mais uma vez, confirmar a pré-candidatura do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, vai aproveitar o encontro para anunciar oficialmente a ida de três deputados nas fileiras do partido. Os deputados estaduais Carlos Humberto Metzner e Nilso Berlanda, que estão no PL, e o deputado federal Luiz Fernando Vampiro, que está filiado no MDB, terão que esperar a abertura da janela de transferência partidária, em março de 2026, para oficializarem a ida para o PSD.

Carlos Humberto decidiu ir para o PSD depois de ter sido preterido pelo governador Jorginho Mello na eleição municipal de Balneário Camboriú. Com isso, ele apoiou a candidatura da prefeita Juliana Pavan (PSD), que venceu a disputa contra Peeter Lee Grando (PL), candidato escolhido pelo ex-prefeito Fabrício Oliveira (PL).

 

400 NOVAS FILIAÇÕES

Nilso Berlanda é outro parlamentar que se sente desprestigiado pelo PL e pelo governador Jorginho Mello. Nas duas últimas eleições para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, ele ficou de assumir a vice-presidência, mas companheiros de partido não cumpriram o acordo de renunciarem para que ele assumisse e o governador não interveio.

Então, ele conversou com João Rodrigues e decidiu ir para o PSD. No dia 27 deste mês, Berlanda vai fazer um encontro na cidade de Correia Pinto e no dia 28 fará outro em Curitibanos para filiar no PSD mais de 400 apoiadores. 

 

NÃO É OUVIDO

Na mesma linha, o deputado federal Luiz Fernando Vampiro, que tem sua base eleitoral concentrada na região da Amrec, vai deixar o MDB porque diz que não vem sendo ouvido pelas lideranças emedebistas do sul.

O vereador de Criciúma, Marquinhos Machado, fez um pronunciamento contundente na Câmara Municipal exigindo que Vampiro entregue o cargo de deputado federal, já que é o primeiro suplente de Carlos Chiodini, para a segunda suplente Ada Faraco de Luca.

O vereador disse “deputado Vampiro, tenha a hombridade de deixar a deputada Ada de Luca assumir a Câmara dos Deputados. Entregue o mandato para o MDB se o MDB não presta… a deputada Ada de Luca, por tudo que representa, precisa assumir a Câmara dos Deputados na vaga que é do MDB”.

Na eleição de 2026, Vampiro deve buscar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado, fazendo uma dobradinha com o deputado estadual Júlio Garcia, que vai ser candidato a deputado federal no ano que vem.

 

RATINHO PRESIDENTE

A expectativa dos próximos dias é a possibilidade de o PSD nacional lançar o governador do Paraná, Carlos Massa “Ratinho” Júnior, à Presidência da República.

A pré-candidatura de João Rodrigues surgiu para justamente dar força e palanque em Santa Catarina para Ratinho Junior.

No almoço da bancada do PSD na Alesc da última terça-feira, 18, João Rodrigues disse que vai levar até as últimas consequências o projeto ao Governo do Estado. Só vai pensar em outra alternativa se alguma coisa de muito significativo no cenário nacional.

Se Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, for o candidato a presidente representando a direita brasileira, Rodrigues manterá a sua candidatura contra o governador Jorginho Mello (PL).

 

BRIGA NO PL

João assiste de camarote o racha do PL catarinense na briga pela segunda vaga ao Senado. Tudo porque, ele deve ser beneficiado de alguma forma, independente de quem deva ser o segundo nome do PL como candidato a senador.

Se Jorginho confirmar Amin com Carlos Bolsonaro, João Rodrigues deve firmar o acordo com o Novo para ter Caroline de Toni como candidata a senadora na sua chapa.

Se Jorginho confirmar o nome de Carol de Toni, Rodrigues vai conseguir ter não só Amin na sua chapa, como também terá o apoio da Federação União Progressista (PP e União Brasil). A Federação tem hoje 6 deputados estaduais, 1 deputado federal, um robusto fundo eleitoral e pouco mais de 2 minutos de tempo de TV para o candidato que apoiar em 2026.

 

 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais