Abril 15, 2021

Psiquiatra Júlia Trindade analisa ansiedade e sintomas pós Covid

Psiquiatra Júlia Trindade analisa ansiedade e sintomas pós Covid
Foto Otávio Monti

Um estudo publicado recentemente na revista científica The Lancet Psychiatry, uma das publicações médicas mais respeitadas do mundo, informa que dos 236.379 mil pacientes com diagnóstico de Covid-19 avaliados na pesquisa, 34% deles apresentavam algum distúrbio neurológico ou psiquiátrico após seis meses da infecção.           

A psiquiatra Julia Trindade, que atende na clínica Ancré, aqui em Florianópolis, teve acesso ao estudo e destaca alguns pontos interessantes desse material. Para a médica, um dado que chamou atenção é de que 13% das pessoas avaliadas foram diagnosticadas, pela primeira vez, com algum distúrbio e o principal foi a ansiedade.

"A pesquisa mostra também que, além do quadro de ansiedade, os pacientes foram diagnosticados ainda com transtorno de humor, transtorno por uso de substâncias ou afetados com insônia", destaca a médica.

Outro ponto relevante na pequisa é que houve um aumento de distúrbios neurológicos em pacientes pós-Covid. Casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral), Demência e Parkinson, eram mais raros, mas se mostraram significativos, principalmente em pacientes que estiveram internados com quadro mais grave da Covid-19. Para a médica, isso pode demonstrar que o vírus da Covid-19 tenha um tropismo, ou seja, uma possível atração pelo sistema nervoso central.

"Por isso, é muito importante que pacientes que tiveram o novo coronavírus, tenham um acompanhamento, principalmente se perceberem que estão mais ansiosos ou com alguma alteração do quadro", diz. Júlia completa dizendo que mais do que nunca é preciso cuidar do cérebro e da saúde mental.

A pesquisa completa pode ser acessada no link https://www.thelancet.com/journals/lanpsy/article/PIIS2215-0366(21)00084-5/fulltext.

*****

 

Rei do Mar

O queridíssimo Chef Narbal Correa é quem celebra mais um ano de vida nessa quinta-feira. Feliz aniversário, Narbal! Muito mar e amar! E saúde!

*****

 

Minimalista e tecnológico

As empresárias Valeria Cabrera e Alice Miranda aproveitaram o Dia Mundial do Café para anunciar a abertura do The Coffee na Rua Esteves Júnior, no Centro de Floripa.

 

O café To Go com inspiração japonesa - compacto, minimalista e tecnológico - fica pronto no início do mês de junho.

 

A franquia já conta com mais de 50 lojas no país, sendo 2 unidades já abertas em Florianópolis: High Tech (SC 401) e Pátio Milano.

Sucesso, girsl!

*****

 

Aumento na produtividade industrial

Empresários da Grande Florianópolis conheceram o Programa Brasil Mais, que tem como objetivo oferecer às indústrias soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios.

Focado em Manufatura Enxuta, o projeto é uma iniciativa  do Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), em parceria com o Sebrae, o Senai e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A apresentação aos industriais da região ocorreu em evento organizado pela Vice Presidência Regional Sudeste da Fiesc.

De acordo com Sidney Laureano Volpato, do Instituto SENAI de tecnologia, o programa terá ações em dois eixos principais: melhores práticas produtivas e melhores práticas gerenciais. "A plataforma dará às empresas interessadas acesso a serviços e atendimentos assistidos, ferramentas de auto diagnóstico e conteúdos exclusivos que auxiliam na melhoria da gestão e produtividade do negócio". Sidney ressalta ainda que a estimativa é que com a aplicação do programa ocorra um aumento médio de produtividade acima de 20%, com a atuação do Instituto SENAI de Tecnologia na área produtiva da empresa.

*****

 

100 mil inscritos

A NDTV acaba de ganhar a placa de reconhecimento por atingir os 100 mil inscritos no canal oficial no Youtube. A emissora aposta em produção de conteúdo integrado para impactar o público em multiplataformas. Em janeiro deste ano, o canal do Balanço Geral Florianópolis conquistou a marca dos 100 mil inscritos, e também recebeu a famosa placa que o YouTube oferece aos canais que batem marcas expressivas de inscritos.

Na foto, o presidente executivo do Grupo ND - Marcello Petrelli

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários

Onze 10

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!