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Publicidade leva 68% dos usuários às apostas e molda crescimento do mercado

O mercado de apostas esportivas em plataformas digitais cresceu de forma exponencial nos últimos anos. Atualmente, estimativas apontam que os gastos da população com esse segmento ultrapassam R$ 20 bilhões por mês.

Diante desse cenário, um estudo divulgado pelo Instituto Locomotiva buscou compreender o perfil psicológico do apostador brasileiro e os principais motivos que o levam a apostar. Segundo o levantamento, 68% dos usuários iniciaram na prática a partir de propagandas e anúncios.

A rápida expansão dos sites de apostas esportivas está diretamente relacionada a mudanças no comportamento da população — com a publicidade exercendo papel central nesse processo.

Mesmo com a regulamentação de casas de apostas online, esse novo comportamento também exige atenção. De acordo com o advogado especialista na regulamentação do jogo no Brasil da Aposta Hub, Ricardo de Paula Feijó, é fundamental ter consciência financeira no momento de realizar as apostas.

“O jogo responsável é a exploração do jogo de forma sustentável, buscando eliminar ou mitigar os efeitos negativos da atividade, tais como o vício e o superendividamento. O jogo responsável é a ideia do jogo como atividade de entretenimento, realizado de forma saudável. Somente o jogo responsável garante a sustentabilidade do setor de jogos e apostas”, explica Feijó.

 

Publicidade aumenta o interesse em apostas

No Brasil, a presença da publicidade voltada às apostas esportivas é intensa. Um estudo do Itaú Unibanco mostrou que os investimentos em propaganda por parte das plataformas do setor podem chegar a R$ 9 bilhões — mais de um terço da receita líquida média.

No Campeonato Brasileiro, por exemplo, todas as equipes atualmente exibem marcas de casas de apostas em seus uniformes. Entre elas, Red Bull Bragantino e Mirassol são as únicas que não possuem acordos do tipo como patrocínio master.

Esse cenário ajuda a entender por que tantos brasileiros foram influenciados por propagandas. Entre os apostadores, 39% conheceram os sites por meio de anúncios na televisão ou no rádio, enquanto 37% foram alcançados por anúncios na internet.

 

Brasileiros assistem mais esportes para apostar

Outro dado relevante do estudo aponta que 77% dos usuários passaram a assistir mais eventos esportivos para apostar online. O futebol se mantém como a principal modalidade, com larga vantagem em relação ao segundo colocado.

Basquete, vôlei e Fórmula 1 também aparecem entre os esportes mais citados. Enquanto 86% dos usuários preferem apostar em futebol, 55% afirmam apostar também em outras modalidades.

Considerando um universo de 137 milhões de usuários registrados em sites de apostas, há um público cada vez mais diversificado, o que amplia o espaço para que esportes alternativos ganhem visibilidade.

 

Conhecimento ou sorte: o que pesa mais?

Apostar envolve um componente de sorte, mas a pesquisa revelou que a maioria dos usuários valoriza o conhecimento como fator decisivo.

Ao todo, 61% dos apostadores acreditam que o conhecimento prévio sobre o esporte é essencial para ter sucesso. Outros 39% ainda consideram que a sorte é determinante nos resultados.

Além disso, 49% afirmam que seu conhecimento em apostas online está acima da média dos demais usuários, o que revela um cenário de confiança por parte dos apostadores brasileiros.

 

Usuários migram entre plataformas e buscam benefícios

O perfil do apostador brasileiro mostra que muitos não têm um site preferido para apostar: 59% dos entrevistados costumam utilizar mais de uma plataforma.

Entre eles, 84% já mudaram de site principal em algum momento. Os motivos mais citados incluem bônus, cashback, propagandas e recomendações de outros usuários.

Nos próximos anos, a tendência é de que o número de apostadores continue crescendo. No entanto, será essencial implementar práticas que garantam mais segurança e responsabilidade, promovendo o jogo como uma forma de entretenimento.

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