18.6 C
fpolis
18.6 C
fpolis
quarta-feira, 25 maio, 2022

QUALIDADE SUPERIOR

Últimas notícias
QUALIDADE SUPERIOR
Vina Balbo/Divulgação

Revista Wine Spectator, talvez a mais influente do mundo, traz uma ótima notícia para quem é fã de vinhos Sul Americanos – em especial os argentinos. O período ensolarado durante o desenvolvimento e colheita das uvas garantiu a safra com melhor qualidade desde 2013.

O tempo seco proporcionou “noites frias e uma amplitude térmica muito boa”, relata Sebastián Zuccardi, do grupo Familia Zuccardi. Segundo ele, o equilíbrio das uvas foi muito bom e “2018 pode ser uma das maiores colheitas em Mendoza, ao nível de, ou até melhor, que 2013″.

Mas o artigo destaca que as condições ideais foram vistas especialmente nos arredores de Mendoza. Já em regiões como Salta e Cafayate o clima frio no início e no final da estação de cultivo reduziu os rendimentos. A colheita caiu cerca de 10% em relação ao normal. Agora é aguardar pela chegada destes vinhos ao mercado.


Vina Balbo/Divulgação

 

 

NOVIDADE


Chapel Down/Divulgação)

Coluna mostrou em outubro passado como o setor de bebidas anda abusando da criatividade na hora de produzir, envazar e servir gin. E como o consumo do destilado segue em franca expansão, e as novidades continuam chegando ao mercado. Uma das que mais chama a atenção é o gin feito com uvas pinot noir e infusão de zimbro, frutas, ervas e botões de rosas e outras flores.

A criação é de uma vinícola boutique da Inglaterra e tem teor alcoólico de 41,2%. O resultado é um gim aromático cor-de-rosa com aromas de frutas vermelhas que “equilibram o paladar do zimbro com notas cítricas”, descreve o enólogo Josh Donaghay-Spire. A bebida é encontrada somente na Inglaterra e custa em torno de R$ 180.

 

 

BREAKING BEER


AMC/Reprodução

Os fãs da série Beaking Bad vão ter, em breve, uma cerveja temática. O ator Dean Norris (que interpreta o personagem Hank Schrader) fechou acordo com o estúdio AMC e viabilizou a produção de uma cerveja até então fictícia (Schraderbräu), que aparecia em algumas cenas da trama.

A lager real, do estilo Märzen, vai ser produzida pela Figueroa Mountain Brewing Co. e distribuída inicialmente apenas no mercado norte-americano – a partir de maio.

 

 

BOA NOTÍCIA


UFRGS/Reprodução

Por falar em cerveja, pesquisadores gaúchos colocaram cervejas artesanais no microscópio e confirmaram dados apresentados por outras pesquisas: a presença de compostos bioativos e antioxidantes na bebida. O trabalho foi conduzido pelo professor do Instituto de Ciência e Tecnologia dos Alimentos da UFRGS, Jeverson Frazzon.

Segundo ele, são 15 compostos nitrogenados e 57 fenólicos (12 deles encontrados pela primeira vez em cervejas) com capacidades bioativas, que podem melhorar condições cardiovasculares ou de doenças como diabetes.

A pesquisa analisou amostras de 81 cervejas doadas por cervejarias artesanais de Porto Alegre (IPA, Lager e Weiss). Outros detalhes da pesquisa, estão disponíveis no site da Universidade.

Jefferson Douglas da Silva
Jornalista com especialização em Gestão de Marcas, tem mais de 30 anos de experiência em telejornalismo, comunicação corporativa e governamental. Estuda o setor de bebidas desde 1995, tendo formação em coquetelaria (Senac), produção de cerveja artesanal (Escola Superior de Cerveja e Malte) e produção de gin (Inovbev/Esalq). É sommelier de cachaças (Inovbev/Esalq), sommelier de gins (Inovbev/Esalq) e vem se aperfeiçoando no setor de vinhos e espumantes (Enocultura/WSet). Desde 2018 escreve no Portal Making Of sobre ações de marketing do setor de bebidas, curiosidades do mercado (local, nacional e mundial) além de inovações e tendências na área de alcoholic beverages.
Mais notícias para você
Últimas notícias

SINAL VERDE CANNABIS

Não é de hoje a luta de muita gente para ter acesso a tratamentos com o óleo derivado da...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }