19.2 C
fpolis
19.2 C
fpolis
sábado, 28 maio, 2022

Queiroga assina portaria que encerra emergência sanitária por Covid-19

Reprodução/Via CNN Brasil
Últimas notícias

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou hoje, 22, portaria que estabelece o fim da Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (Espin), instaurada em fevereiro de 2020, por conta da Covid-19.

A portaria assinada entrará em vigor 30 dias após a publicação no “Diário Oficial” da União, o que deve ocorrer ainda hoje de forma excepcional.

Segundo o ministro, o encerramento foi possível por causa da melhora do cenário epidemiológico, da ampla cobertura vacinal e da capacidade de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Mesmo que tenhamos casos de Covid – porque nós não acabamos a Covid, nem nós acabamos com o vírus, o vírus vai continuar circulando e nós temos que aprender a conviver com ele, se houve necessidade de atendimento na Atenção Primária, nós temos condições de atender, se houver necessidade de leitos de terapia intensiva, nós temos leitos de terapia intensiva”, disse o ministro.

Conforme o G1, com o fim da emergência em saúde pública, o Ministério da Saúde estima que mais de 2.000 normas caiam em todo o país, como a possibilidade de comprar medicamentos e insumos médicos sem licitação. Entre as normas que poderão ser afetadas estão, por exemplo, a do uso de máscaras, do teletrabalho, e da regulamentação da telemedicina.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Vídeo: Japonês gasta R$ 75 mil para se transformar em cachorro

No Japão, um homem gastou cerca de 2 milhões de ienes (aproximadamente R$ 75,9 mil) para realizar o sonho...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }