20.6 C
fpolis
20.6 C
fpolis
quinta-feira, 30 novembro, 2023

Quem são os pré-candidatos para 2024 nas principais cidades de Santa Catarina

Últimas notícias

Os nomes para a disputa das eleições de 2024 começam a surgir nas principais cidades de Santa Catarina e alguns partidos começam a colocar o bloco na rua para, desde já, mostrar para o eleitor o que pretendem para o futuro das cidades.

Em Florianópolis, o prefeito Topázio Neto (PSD) é nome certo e deve ter como adversários o ex-vereador Pedrão Silvestre (PP), o deputado estadual Marquito (Psol) e o ex-vereador Lela (PT). A dúvida fica por conta de Dário Berger, que pode ir para o MDB que já fechou acordo com Topázio, e sair candidato em São José, ou ficar no PSB e disputar a Prefeitura da Capital.

Joinville é outra cidade que o atual prefeito, Adriano Silva (Novo), vai disputar a reeleição. Pelo PL, deve disputar o pleito de 2024 o deputado estadual Sargento Lima; pelo MDB o também deputado estadual Fernando Krelling e pelo Podemos quem deve vir é o ex-deputado federal Rodrigo Coelho. O nome do Podemos, apesar de não ter conseguido a reeleição em 2022, foi o mais votado em Joinville entre todos os candidatos a deputado federal.

Em Chapecó, o prefeito João Rodrigues (PSD) também vai tentar continuar na cadeira e deve ter como adversários um nome do PL ligado ao bolsonarismo para bater de frente com Rodrigues, o emedebista Cleiton Fossá, que ficou em segundo lugar em 2020, e a deputada estadual Luciane Carminatti, que é a pré-candidata do PT.

Em Criciúma, há uma queda de braço dentro do PSD, partido do prefeito Clésio Salvaro. O deputado federal e atual secretário do Meio Ambiente do Estado, Ricardo Guidi, diz que não abre mão da vaga, mas Clésio quer emplacar o vereador e secretário Geral na Prefeitura, Arleu da Silveira. Contra um deles o PCdoB deve lançar o nome da vereadora Giovana Mondardo, o União Brasil local quer lançar o nome de Anibal Dário e o MDB, hoje, pensa em Paulo Ferrarezi. Acélio Casagrande (PSDB) está no governo de Salvaro, mas pode aparecer na eleição representando o ninho tucano.

Em Blumenau, o nome garantido na eleição do ano que vem é o da vice-prefeita Maria Regina Soar (PSDB), que vai representar o governo de Mário Hildebrandt. Com o acordo firmado com o PSD, o Novo praticamente confirmou o nome de Odair Tramontin e o PT já definiu que a deputada federal Ana Paula Lima será a sua candidata. O Psol terá que encontrar um novo nome, pois a professora Georgia Faust já disse que não será candidata. Já o PL é quem carrega a grande dúvida na cidade.

O partido de Jorginho Mello pode compor com a candidatura da atual administração ou buscar um nome ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro e tentar atrair os votos da direita, que é a maioria em Blumenau. O MDB quer lançar o deputado estadual Egídio Ferrari, hoje no PTB, e o PP lançou o vereador Almir Vieira, mas esse último deve desistir em favor de Maria Regina Soar.

MAIS CIDADES

Em São José, o prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) vai buscar a reeleição e pode enfrentar na eleição de 2024 a ex-prefeita Adeliana Dal Pont (PL), o ex-deputado estadual Bruno Souza (Novo) e o ex-senador Dário Berger, se ele voltar para o MDB. O PCdoB já lançou o nome de Ângela Albino, mas a confirmação depende da análise da federação partidária que tem com o PV e PT.

Em Lages, quem deve representar a atual administração é o vice-prefeito Juliano Polese (PP). Já o MDB deve lançar o nome do ex-deputado e ex-prefeito Elizeu Mattos; o Podemos deve ser representado pelo deputado estadual Lucas Neves e o nome considerado mais forte dessa disputa é o da secretária de Saúde do Estado, deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania), que virá com o apoio de Jorginho Mello.

Em Itajaí o vice-prefeito Marcelo Sodré (PDT) e o secretário de obras Márcio José Gonçalves (UB) querem representar a administração de Volnei Morastoni (MDB) em 2024. Eles não abrem mão da disputa, mas Volnei deve escolher apenas um. O PL está entre o nome do vereador Rubens Angioletti e do secretário-adjunto de Portos e Aeroportos do Estado, Robison Coelho.

O nome do escolhido sai depois de uma pesquisa que o PL fará no ano que vem. Já o PSDB deve indicar o nome da vereadora Ana Carolina Cristofolini Martins e o Solidariedade deve vir com o também vereador Osmar Teixeira.

Em Balneário Camboriú três nomes estão praticamente certos: dos vereadores André Meirinho (PP) e Lucas Gotardo (Novo) e do advogado Allan Schroeder (PDT). O PSD precisa esperar a filiação de Juliana Pavan, hoje no PSDB, para confirmar seu nome na disputa e o PL tá passando por um dilema interno.

O prefeito Fabrício Oliveira precisa cumprir um acordo e apoiar um nome do MDB, mas o deputado estadual Carlos Humberto Metzner quer ser o indicado pelo partido. Possivelmente o MDB deve indicar o nome do vereador Nilson Probst ou do secretário de Educação do município e também vereador, Marcelo Achutti.

Avatar photo
Sergio de Oliveira
Jornalista formado pela UniSociesc tem graduação também em Gestão Comercial pela Uniasselvi. Foi dirigente e consultor nas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau e Gaspar. Tem experiência em comunicação governamental, com passagem por órgãos públicos de Blumenau. Atua na área de comunicação desde 1993 com passagens por veículos como Rádio Atlântida FM, Rede TV Sul, Rádio Blumenau e Jornal O Município. Já foi produtor, editor e colunista, além de empreender na área de jornalismo digital. Há 14 anos estuda e escreve sobre o cenário político de Santa Catarina, procurando apresentar informações que orientem e ampliem a visão do leitor/internauta. Contato: sergio.redacao@gmail.com
Mais notícias para você
Últimas notícias

Pezenti recorre a Arthur Lira em busca de uma solução para a crise do setor leiteiro

O deputado federal Rafael Pezenti (MDB), que é o secretário-geral da Frente Parlamentar de Apoio ao Pequeno Produtor de...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }