A Edison Research lançou mais uma luz sobre o consumo de rádio nos automóveis, local que tem sido uma fortaleza para as estações. Desta vez, a empresa de pesquisa analisou o impacto de sistemas conectados como Apple CarPlay e Android Auto no rádio, uma vez que as versões atuais facilitam o acesso a serviços de streaming. A Edison afirma que, mesmo com a presença desses sistemas das gigantes de tecnologia, o rádio AM/FM mantém a ampla liderança no consumo de mídia nos carros.
Segundo o levantamento, o rádio AM/FM detém 46% do total do consumo de mídia nos veículos equipados com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Esse número é bem superior ao volume de consumo de streaming, que está em ascensão e representa 18%. Entretanto, a vice-liderança nesses ambientes é da SiriusXM, rádio via satélite dos EUA, com 19% do total.
No NAB Show 2023, o tudoradio.com acompanhou painéis que evidenciavam a presença do rádio nos carros, especialmente entre os segmentos mais jovens da população. Chamou a atenção o crescimento da SiriusXM nos veículos conectados, inclusive naqueles equipados com sistemas operacionais das gigantes Apple e Google (Android). Os painelistas destacaram que a facilidade de uso e a gratuidade do rádio AM/FM são fatores determinantes para o alto consumo dessa mídia nesses ambientes.
A análise também mostrou que os ouvintes sem Apple CarPlay ou Android Auto dedicam 67% de seu tempo ao rádio AM/FM, incluindo recepção terrestre e transmissões online. Adicionalmente, 9% do tempo é destinado a streaming, 12% à SiriusXM, 4% a podcasts e 8% a outras fontes de áudio, como CDs.
“Mesmo aqueles com esses sistemas escolhem o AM/FM para quase metade de sua escuta no carro. Para muitas pessoas, mesmo com tantas novas opções, o rádio e o ambiente automotivo continuam caminhando juntos”, destaca a Edison Research em análise sobre o cenário. O estudo utilizou o conjunto de dados “Share of Ear”, que mede o tempo que as pessoas nos EUA, com 13 anos ou mais, dedicam aos diversos formatos de áudio.

E o futuro?
O futuro do consumo de mídia nos veículos permanece incerto devido à presença de vários fatores em jogo. Por isso, a confirmação da ampla liderança do rádio a cada nova pesquisa é fundamental para o segmento.
E quais são esses fatores que tornam o futuro incerto? Eles variam desde a potencial disputa entre montadoras e gigantes da tecnologia pelo controle dos sistemas de entretenimento nos veículos – com as marcas automobilísticas buscando desenvolver seus próprios ecossistemas prevendo mais serviços para os usuários – até as futuras integrações desses sistemas conectados, como o anúncio da Apple sobre seu novo CarPlay com integração ao rádio FM.
Sistemas de rádio híbrido (combinando FM/AM e streaming de forma automática), carros autônomos e outros fatores também estão nessa equação. E o tudoradio.com segue acompanhando esse movimento e todas as discussões em torno desse ambiente.

*As informações são do portal tudoradio.com