17.3 C
fpolis
17.3 C
fpolis
terça-feira, 16 agosto, 2022

Raphinha, Neymar, os mais caros e contratações

Reprodução
Últimas notícias

1 – Esperando por Chelsea e Barcelona

Thiago Silva, com a camisa do Chelsea, poderá ser parceiro de Raphinha, ex-Avaí, no campeonato inglês. Chelsea ofereceu 60 milhões de euros ao Leeds para liberar o jogador. O Barcelona, que era o interessado, está sem dinheiro. Da quantia de 60 milhões de euros, Avaí, Vitória de Guimarães, Sporting e Rennes, terão direito de dividir 5% pelo que determina o Mecanismo de Solidariedade aos Clubes Formadores, criado pela FIFA, em 2020. Raphinha saiu do Avaí no ano de 2016, aos 19 anos, passando por Vitória de Guimarães e Sporting até chegar ao Rennes, da França, onde completou 23 anos. Cada um destes clubes terá direito a 0,5% sobre o valor da transferência, que em reais, é de R$ 417 milhões.

 

2 – A “porteira” está aberta…

O Avaí poderá contratar três jogadores, que se somarão aos 35 que fazem parte do “plantel”. A direção informou que irá liberar cinco destes por empréstimos, reduzindo o grupo a 30 jogadores. Lembro que o campeonato termina em novembro. As ligas da Europa limitam a inscrição de 27 jogadores para disputarem campeonatos com 38 jogos, Champions e Copa Nacional. No Brasil se disputam: brasileiros, estaduais, Copa do Brasil e Libertadores, com os clubes falidos que podem inscrever mais de 44 jogadores. “Time” prosa é assim.

 

3 – Reclamação, uma choradeira…

Com 44 jogadores contratados, ou seja, com 4 equipes, o técnico Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, reclama que disputou 75% dos jogos com menos descanso do que a FIFA recomenda. Para que tem tantos jogadores inscritos? E se não quer disputar tantos jogos, basta sair da Copa Libertadores e Copa do Brasil e, no inicio do ano dispute o Estadual com o time reserva. Sobre estas reclamações de treinador, Aleksander Seferin, presidente da UEFA, disse: “Que é fácil atacar a UEFA e a FIFA, mas esquecem que quem joga menos, recebe menos. Quem deveriam se queixar são os trabalhadores de fábricas que recebem mil euros por mês.”

 

4 – Negrão x Alemão

No Internacional – de Porto Alegre, terra do “chinelão”, não se pode chamar o Edemilson de “negrão”, mas se pode chamar o Alexandre Zurawski de “alemão”. Apelido era considerado pejorativo durante a Segunda Guerra. Lembrei-me de Amaral e do Gilmar Fubá.

 

5 – Neguinho e negrito

Montagem/Reproduções

A propósito, Nelson Piquet sobre Lewis Hamilton disse: “Eu usei um termo de forma coloquial, em português, como sinônimo de ‘cara’ ou ‘pessoa’ e nunca com intenção de ofender. A tradução foi mal feita, Talvez tenha sido mal pensado. Deixo claro que o termo que usei não tem conotação racista. A tradução tem. Peço desculpas”. Veja no link aqui.

 

6 – Mundial no Catar

Onde as convicções religiosas são muçulmanas, há quem queria que se respeitassem os direitos do outro e se nega a respeitar as convicções religiosas dos outros. Quem fizer protesto ou levantar bandeiras de orgulho gay, será preso e julgado no Catar. Cuidado com o choque de culturas.

 

7– Falta de respeito

Ou é realidade o que disse o presidente do Athletico, Mario Petraglia, sobre o futebol catarinense: “Todos os clubes de futebol no Brasil estão falidos, com exceção do Palmeiras que tem um ‘mecenas’. Pulei Santa Catarina, ao citar os clubes brasileiros, porque eles não têm representatividade de clubes grandes”. Ele tem razão. Os clubes brasileiros vivem numa bolha financeira, que em breve irá explodir. Para salvá-los da falência só falta criar um Fundo Esportivo ao modo do eleitoral, sem fiscalização dos gastos como desejam os presidentes.

 

8 – Neymar, fundação e Thiago convida

Reprodução/Divulgação

O PSG dispensou Neymar Júnior e terá que pagar uma indenização de 200 milhões de euros por quebra do vínculo, pois Neymar renovou o contrato que irá vigorar no dia 1 de julho até o ano de 2027. O clube declarou que irá pagar mensalmente o que deve ao jogador a Fundação Neymar Jr., que a família administra em Praia Grande, litoral de São Paulo. A informação é do jornal L’Equipe. No entanto, Thiago Silva, de férias no Brasil, fez um convite a Neymar: “Tens que ir ao Chelsea. Ali serás o melhor. E não necessitas de comentários… até agora, não sei nada, mas espero que chegues a um bom termo”, disse Thiago, em Recife. E o Chelsea poderá ser assim – (Neymar ou Raphinha) na esquerda.

Reprodução

 

9 – Os mais caros até agora

Negociados nesta janela de transferência: Aurélien Tchouameni – do Mônaco ao Real Madrid – 80 milhões; Darwin Núñez – do Benfica ao Liverpool – 75 milhões; Erling Haaland – do Dortmund ao Man. City – 60 milhões; Richarlison – do Everton para o Tottenham – 60 milhões; Federico Chiesa – da Fiorentina a Juventus – 40 milhões; Nuno Mendes – do Sporting CP ao PSG – 38 milhões; Fábio Vieira – do Porto ao Arsenal – 35 milhões; Brenden Aaronson – do Salzburgo ao Leeds – 33 milhões e Sadio Mané – do Liverpool ao Bayern de Munique – 32 milhões de euros.

 

10 – Segunda divisão de SC

Está em andamento e os resultados foram estes pela 5ª rodada: Guarani de Palhoça 2 x 3 Metropolitano; Tubarão 0 x 3 Carlos Renaux; Blumenau 3 x 1 Caravaggio e Inter de Lages 1 x 1 Atlético Catarinense. O jogo Criciúma x Nação, será disputada no dia 6 de julho. A classificação está assim: Criciúma e Metropolitano – 10 pontos; Blumenau – 8 pontos; Carlos Renaux e Caravaggio – 7 pontos; Inter de Lages – 6 pontos; Guarani de Palhoça – 5 pontos; Nação Esportes e Tubarão – 4 pontos e Atlético – 3 pontos. As oito melhores se classificam para as quartas de final. Os dois times que chegarem à final, além de disputarem o título Série B, garantem vaga na Série A de 2023.

 

11 – Resultados e jogos

O Criciúma jogou ontem à noite (29/07), pela Série B, em Recife, contra o Náutico e empatou em 1 a 1; o Novo Horizontino derrotou o Vasco por 2 a 0 e CRB e Tombense empataram em 0 a 0. Na véspera, o Brusque perdeu para o Bahia por 2 a 0, a Chapecoense para o Operário por 2 a 1. Nesta noite de 29/06, pela Copa Libertadores, o Palmeiras venceu por 3 a 0 o Cerro Portenho e o Flamengo venceu ao Tolina por1 a 0, e na noite anterior, o Corinthians empatou em zero com o Boca Junior em São Paulo, Athletico 2 x 1 Libertad; Emelec 1 x 1 Atlético; e Velez 1 x 0 River. Hoje, dia 30, jogam Fortaleza e Estudientes.

FIM.

Paulo Brito
Paulo Brito nasceu em Florianópolis, graduou-se em jornalismo na PUC RS em 1972, mas desde 1971 exerce o ofício de comentarista esportivo, tendo trabalhado em jornais, rádios e televisões nas praças de POA, SP, BCN e FLN. Foi professor do IEE: - Instituto Estadual de Educação e no Colégio Catarinense, profissão que o levou a UFSC: - Universidade Federal de Santa Catarina onde permaneceu até 1998. Foi membro da Comissão que criou o Curso de Jornalismo na Federal de SC.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Ciro Gomes confirma que disputará a última eleição presidencial em 2022

O presidenciável Ciro Gomes, do PDT, esteve no programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite de segunda-feira, 15,...