Portal Making Of

Redução na conta de luz em Santa Catarina será maior que média nacional

A Centrais Elétricas de Santa Catarina – Celesc anunciou nesta quinta-feira, 7, que a redução na conta de luz em Santa Catarina será maior que a média nacional, que é de 20%.
Para os consumidores residenciais e comerciais catarinenses a redução será de aproximadamente 21%, enquanto para o consumidor rural ela será de aproximadamente 23%. Ambas são as maiores reduções do Brasil. Já para a indústria, a redução será de 24%.
A redução nacional foi anunciada ontem, 6, pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME), com o encerramento da bandeira tarifária escassez hídrica no próximo dia 16 de abril, data a partir da qual será aplicada a bandeira verde (que não sofre nenhum acréscimo).

A bandeira escassez hídrica é a mais cara do sistema e foi uma medida do Governo Federal aplicada para enfrentar a falta de chuvas no país, que reduziu drasticamente o volume de água nos reservatórios das usinas.
Atualmente, Santa Catarina possui a tarifa de energia elétrica mais baixa do país para o consumidor residencial. Por isso, proporcionalmente, o efeito da retirada da bandeira faz a redução ficar maior.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais