Outubro 30, 2020

Falta de manutenção e negligência do piloto causaram queda de helicóptero com Boechat

Falta de manutenção e negligência do piloto causaram queda de helicóptero com Boechat
Reprodução

Relatório final do Comando da Aeronáutica sobre o acidente que causou a morte do jornalista Ricardo Boechat revela que a queda aconteceu por falta de manutenção e negligência do piloto Ronaldo Quattrucci, que também faleceu no acidente.

O documento de 65 páginas aponta que uma série de falhas levou à queda do helicóptero que transportava o jornalista. Entre elas, desgaste nas peças da aeronave, falta de manutenção e até mesmo a conduta de pilotagem.

Foi concluído que houve uma falha no compressor do helicóptero, que é um dos itens mais importantes para o funcionamento da turbina, equipamento que pressuriza o ar para jogar na câmara, onde ocorre a queima de combustível.

Segundo a investigação, o segundo rolamento do compressor falhou porque o duto de distribuição de óleo estava entupido, o que contribuiu para a falha do motor. A troca do óleo, que deveria ser feita uma vez por ano, chegou a ficar sem ser realizada por mais de três anos.

Em 2017, o helicóptero chegou a ser proibido de voar porque a vistoria do compressor estava vencida. A peça foi trocada e a aeronave acabou liberada posteriormente para realizar voos. No entanto, de acordo com o documento, dois meses depois, o compressor condenado nessa vistoria foi reinstalado.

De acordo com o relatório, no dia do acidente, o piloto chegou a ver uma luz no painel, que poderia ser indicação de alguma falha, e se deslocou até uma oficina próxima a Campinas, onde lhe foi dito que o helicóptero precisaria ser desmontado.

O documento aponta negligência do piloto e diz que ele ignorou a recomendação dos mecânicos e retornou ao evento de um grupo farmacêutico do qual Boechat foi um dos palestrantes em um hotel em Campinas para buscá-lo.

O acidente aconteceu em 11 de fevereiro do ano passado, quando o helicóptero caiu na rodovia Anhanguera, na altura do Rodoanel, na região metropolitana de São Paulo As informações são do Notícias da TV.

Tags:
Radar MakingOf
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários