Novembro 24, 2021

Religiões e o guia da migração

Religiões e o guia da migração
Foto - RAQUEL CUNHA

Nunca a palavra bondade esteve tão em alta como agora. Frente às incontáveis dificuldades que se espalham pelo mundo, a bondade nas palavras, nas ações e solidariedade pode ser a salvação de muita gente. O problema dos migrantes e refugiados, que buscam qualquer lugar no mundo para escaparem de guerras, preconceitos e pobreza em geral, é muitas vezes pura falta de bondade. Entrar nesse assunto e suas causas nem é necessário, porque está tudo exposto o momento todo, não temos como fazer vistas grossas para o que é extrema aflição de uma sociedade em desordem.

Mas, para esperança da humanidade, há quem se preocupe em olhar de perto o problema e oferecer algo que faça diferença na vida dos expatriados, forçados a fugir ou morrer. E qual o desafio das religiões nesse contexto? Obviamente, infinitos. Em Florianópolis, a união de diferentes correntes religiosas, como o islamismo, judaismo, luteranos, católicos, protestantes e as variadas correntes destas religiões estão mobilizadas para ir além da fé e propor algo de concreto em benefício dos refugiados e migrantes, juntando-se ao trabalho de outras entidades e governos que se preocupam em enfrentar o problema.  

O pastor emérito e professor doutor sobre o ensino da Bíblia, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB), Renatus Porath, integra o grupo de religiosos que está analisando os desafios e a problemática dos migrantes e refugiados. O pastor é também professor da Faculdade Católica de SC (FACASC) e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso (NEDIR). Segundo ele, um dos maiores desafios começa por evitar a repulsa, algo que cria muitas barreiras no acolhimento. Nesse contexto, as religiões podem ajudar seus fiéis a terem um olhar mais humano e vencer a resistência com aqueles que procuram uma nova vida, longe de seus países e famílias, diz o pastor.

O projeto das igrejas prevê um estudo amplo da questão da migração, origens, causas e o número de refugiados e migrantes que estão na cidade. Com base nesse levantamento, será formulada uma espécie de cartilha para orientar quem chega e quem recebe, destacando temas como emprego, documentação, cursos de formação profissional,  encaminhamento de profissionais com formação ao mercado de trabalho, cursos de idioma e uma série de outras ações que possam oferecer cidadania.

De acordo com o pastor Renatus Porath, será um guia para derrubar os muros dos preconceitos. Segundo ele, as religiões precisam ir além da fé e ajudar a sociedade a construir uma rede de acolhimento com ações concretas, num esforço coletivo para minimizar um problema que a cada dia deve ficar maior.

E conclui o pastor, "refugiados e migrantes não são mendigos, são seres humanos em busca de socorro".

@Comunicação FACASC


pastor RENATUS PORATH/ foto DIVULGAÇÃO

No próximo final de semana temos uma oportunidade de ajudar os migrantes e refugiados contribuindo com o Bazar Humanize seu Olhar. A equipe do Programa Bem Viver, com apoio do Ministério Público, organizou um bazar especial para arrecadar recursos para a causa.

São mais de duas mil peças de roupas novas e usadas em bom estado, sapatos, bolsas, bijuterias e objetos de cerâmica.  Com preços acessíveis, a renda vai para o Projeto Humanize se Olhar, da Círculos de Hospitalidade, entidade de apoio aos refugiados e migrantes no estado.

O local do bazar é um espaço na Impact Hub, no Primavera Garden, na SC 401, e vai estar aberto  sábado e domingo, das  11 às 18 horas.

Mais informações no @humanizeseuestilo.

 

EBULIÇÃO NO CABARET


FRANZ CABARET           

Os últimos dias foram de miscelânea cultural com a abertura do Franz Cabaret, o novo lugar de encontros e diversão de Florianópolis. Um espaço onde tudo pode acontecer, porque a proposta é expressar o novo, mas com inspiração em bons tempos do passado.  O Franz Cabaret tem arte, cultura, música, gastronomia, drinks, e acima de tudo, diversão em lugar que a cidade não tem igual. Com vista para a Ponte Hercílio Luz, o Franz Cabaret ocupa uma construção centenária, anexa ao Armazém Rita Maria, onde no passado comerciantes e companhias de teatro atracavam suas embarcações no meio do caminho entre Rio de Janeiro e Buenos Aires. O casarão foi totalmente restaurado para preservar os traços da arquitetura original e a história do lugar. A ideia de criar o espaço de vivências em arte, cinema, teatro, circo, música e boa gastronomia foi de quatro amigos, agora sócios, Abreu Jr, Clica Voigt, Paulo Trejes e Tiago Rodrigues, que apostam numa casa de diversão e personalidade. Batizado de Franz Cabaret, é uma homenagem a Carl Franz Albert Hoepcke, visionário alemão que pisou em solo catarinense com apenas 19 anos, desbravando e fortalecendo o comércio, indústria e navegação em Santa Catarina. Os idealizadores encaram o Franz Cabaret como um movimento de expressão. Segundo eles, não há público-alvo, tampouco faixas etárias determinadas e sim a intenção de atrair uma plateia interessada em arte em todas as suas formas.

"O Franz é um território livre de expressão com infraestrutura adequada e infinitos cenários de experiências. Queremos acolher quem procura um espaço de entretenimento e cultura. Criar um movimento cabaret de criação", conta Tiago Rodrigues, um dos mentores do projeto. Fui conhecer o Franz e fiquei impressionado com a riqueza de detalhes, um lugar acolhedor, alegre e ao mesmo tempo uma imersão na história e no clima dos cabarés de antigamente. Um lugar para se respirar arte e todo tipo de divertimento, destino certo para inesquecíveis encontros entre artistas e público.

O Franz Cabaret fica na Rua Cristóvão Nunes Pires, 84, no Centro de Florianópolis. Mais informações em www.franzcabaret.com.


ABREU JR - CLICA VOIGT - PAULO TREJES e TIAGO RODRIGUES
idealizadores do FRANZ CABARET/ foto J BOSSLE

 

"CONHECE AÍ"


jornalista e empreendedora  ÉMILIN SOUZA/foto DIVULGAÇÃO

Ela pesquisou e percebeu que quando se assiste a muitos vídeos na internet, para saber sobre os lugares, o interesse  em fazer intercâmbio ou mudar de vez para  outro país, as pesquisas acabam sendo sempre em canais de comunicação que trazem apenas a parte boa, a roupa que você compra barato, o carro que tem o preço acessível, a locomoção que funciona, segurança e lugares onde morar, entre outros aspectos, mas nada que realmente seja suficiente para tomar as decisões. 

E foi nesse mar de informações, quase sempre desencontradas, que a jornalista Émilin Souza criou o blog "Conhece Aí", um portal de notícias, blog pessoal, canal de intercâmbio, onde coloca as informações  sobre a realidade, mostrar que não tudo é uma Disney, que se paga muito para estar nos EUA e que todas as  escolhas trazem consequências, sem falar do que envolve o emocional e físico, que são colocados à prova a todo momento, afirma Émilin.

Mas aos poucos a adaptação vai ganhando forma e os projetos ganham ritmo. Hoje, a empreendedora já conseguiu se formar em gestão de negócios e abriu a empresa de marketing We Do Marketing, com o foco na gestão e gerência de conteúdo voltado para as companhias americanas. Tudo isso sem deixar de lado o "Conhece AÍ", com foco em ajudar as pessoas a enfrentarem menos dificuldades quando decidem se aventurar numa vida nova longe do Brasil.

@souzaemilin

 

RESPIRA NATUREZA


PARQUE DA LUZ  -  Florianópolis                                     

A natureza não se cansa de mostrar que sempre vai seguir seu curso na tentativa de se recompor frente às mudanças causadas pelo homem. São pequenos e grandes exemplos que servem de conscientização sobre os limites da convivência em harmonia, porque uma coisa todos já deveriam saber, a natureza sempre vence.

Há pouco tempo o Parque da Luz, em Florianópolis, passou por uma revitalização, deixando a área muito mais atraente e segura. Após as alterações, a comunidade teve muito mais motivos para aproveitar a área verde, um símbolo da cidade, agora mais integrado com o entorno urbano e a Ponte Hercílio Luz.

Para melhorar a estrutura do parque, algumas árvores foram cortadas, mas não completamente. As raízes e parte dos troncos foram preservados. E aí começa a relação com a regeneração da natureza. Os troncos foram transformados em mesas, com tampos de madeira, criando uma estética bem integrada com o parque, repleto de blocos de pedras e muitas áreas de lazer, como campo de futebol, academia, balanços e espaço de recreação para crianças. O que chama atenção é que nos troncos começaram a brotar pequenos galhos, quase que numa teimosia de voltarem a ser árvores, o que certamente só o futuro vai poder dizer.

O mais interessante, além do próprio trabalho da natureza, é a consciência de quem frequenta o parque. As mesas verdes mostram cada dia mais exuberância e utilidade.  As mesas estão preservadas e os tampos viraram suporte de comida para passarinhos, certamente uma preocupação de quem encontrou uma boa solução para o "mobiliário natural" e respeitando o movimento permanente da natureza.

 

EM AÇÃO

+ É hoje a entrega do Prêmio Líderes de Santa Catarina 2021, organizado pelo LIDE SC, Grupo de Líderes.  Com o slogan "Quem vira o jogo vira referência", este ano o prémio tem novas categorias, como Educação e Futuro, Transformação Digital e Empresa Saudável. A solenidade começa às 19:30 horas, na Casa Alto Lagoa, em Florianópolis.

+ Topologias da Imaginação é a nova exposição da Fundação Cultural BADESC em Florianópolis.  Dez artistas participantes da Residência Artística, projeto contemplado pelo Edital Elisabete Anderle 2020 e promovido pela Fundação Cultural BADESC, apresentam os trabalhos desenvolvidos ao longo de 2021.  A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis e a exposição poderá ser visitada de terça a sábado, das 13h às 18h, até 11 de março de 2022.

+ Estrelado pela palhaça Flor e seu Circo de Pulgas, o espetáculo cômico-circense O Incrível Circo Flor, será apresentado em Florianópolis. O solo, interpretado pela atriz Gabriela Leite, será transmitido pelo Zoom, em sete sessões nos dias 25, 26 e 27 de novembro. Para assistir, de graça, é preciso reservar ingresso pelo email circoflor@gmail.com ou uma mensagem de texto no WhatsApp (48) 98827-4266. As apresentações vão ser realizadas às 10h, 14h e 20h nos dias 25 e 26 de novembro, e às 10h, no sábado, 27.

 

Fico por aqui, não esqueça do seu comprovante de vacinação para shows em lugares fechados, casas de eventos e bares com grande concentração de público. O passaporte de vacinação é obrigatório na Capital e a vigilância sanitária está fiscalizando os estabelecimentos.

Tags:
Gente lugares colunista making of anselmo prada
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

1ª Virada AfroCultural

Novembro 17, 2021
Exclusivo

HUMANIZE SEU OLHAR

Novembro 03, 2021

Anselmo Prada

Anselmo Prada

Jornalista, produtor e gestor de conteúdo, pessoas e eventos. Foi repórter, editor, coordenador de reportagem, editor-chefe do Jornal do Almoço, chefe de redação da RBS TV e gerente de programação NSC/Globo em Santa Catarina. Além do jornalismo, desenvolveu e dirigiu diversos projetos de entretenimento para a televisão. Com carreira destacada na comunicação catarinense, se interessa com mais profundidade sobre o que fazem as pessoas, em todas as áreas, como elas mostram suas particularidades, desenvolvem seus projetos, criam oportunidades, oferecem ajuda aos outros e como estão inseridas dentro da imensa diversidade de um mundo cada vez mais plural. Um observador da vida, buscando histórias e percebendo o que existe de único e inspirador em cada pessoa ou lugar. No Portal Making Of traz semanalmente os destaques de gente e lugares que estão em conexão com o tempo e preparando o futuro. Contato: e-mail pradafloripa1@gmail.com e WhatsApp (48)99163-6710.

  • Instagram

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!