Fevereiro 26, 2021

Reportagem da BBC revela venda ilegal de terras da Amazônia no Facebook

Reportagem da BBC revela venda ilegal de terras da Amazônia no Facebook

Uma reportagem investigativa BBC revelou como o Facebook se tornou um mercado de referência para grileiros brasileiros. A equipe do jornalismo da BBC News Brasil encontrou lotes de floresta primária tão vastos quanto mil campos de futebol em oferta na rede social.

No documentário "Our World: Selling the Amazon" (Amazônia à Venda), uma equipe de jornalismo investigativo da BBC expõe o mercado ilegal online que alimenta o desmatamento da Floresta Amazônica.

Alguns lotes estavam em áreas protegidas, como florestas nacionais e reservas indígenas, com imagens de satélite e coordenadas de GPS claramente exibidas nos anúncios do Facebook.

Em muitas das postagens online, os vendedores admitem abertamente não ter título de propriedade, o único documento que prova a propriedade da terra de acordo com a legislação brasileira.

A BBC organizou encontros entre quatro vendedores em Rondônia e um integrante da equipe que se passou por um advogado representante de investidores de São Paulo. Um dos homens tentava vender um terreno dentro da reserva indígena Uru Eu Wau Wau, no estado de Rondônia, por cerca de US$ 23 mil (aproximadamente R$ 125 mil). Para ele, como para outros vendedores que a BBC encontrou no Facebook, a Floresta Amazônica se tornou uma oportunidade de investimento.

"Our World: Selling the Amazon" estará disponível a partir desta sexta, 26, às 12 horas no site da BBC News Brasil e no canal do YouTube. O documentário também vai ao ar no canal BBC World News, às 20h30.

Tags:
comunicacao
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!