Janeiro 17, 2021

Revista Impressa da NSC dá um passo adiante

Revista Impressa da NSC dá um passo adiante

Único sobrevivente dos vários jornais impressos da RBS em Santa Catarina, transformado em revista dominical pelo Grupo NSC, sofreu muito com a falta de identidade editorial. O dilema sempre foi o que apresentar aos eleitores, cada vez mais acostumados com as mídias digitais, em produto produzido na quinta-feira para ser distribuído no final de semana.

Pois, a edição desde domingo, 17, encontrou a fórmula, através de duas boas reportagens de Ângela Bastos – sempre ela – e Evandro de Assis. Os dois textos tratam de algo atual, a pandemia com abordagem mais ampla. Um dos trabalhos fala sobre – por que é tão difícil cumprir regra?” e oferece a interpretação de vários especialistas. Um deles, explica o momento através da transferência de responsabilidades com frases que negam a gravidade da doença, a tendência de apontar culpados – o governo, a oposição, a mídia – vindo depois o sentimento de depressão.

Essa é uma delas, mas vários outros estudiosos falam do assunto. Na reportagem da Ângela com um neurocientista ele diz que o vírus, mesmo em forma leve, provoca alterações no córtex cerebral, afetando desempenho e causando depressão e ansiedade. 

Em resumo, o que a maioria de nós está sentido, sem conseguir interpretar os sentimentos, tem explicações coerentes nas duas reportagens. Na verdade, elas não fornecem só elemento para saber melhor o que está acontecendo com a gente, mas ajudam inclusive entender a cabeça dos negacionistas que perderam a funcionalidade ao dirigir o País, conforme tem dito o comentarista da GloboNews, Demétrio Magnoli, uma das boas vozes a serem escutadas no momento.

Tags:
multimidia claiton selistre bastidores comunicação TV rádio jornal
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Claiton Selistre

Claiton Selistre

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário em Santa Catarina. Antes atuou na  Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há seis anos.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!