17.9 C
fpolis
17.9 C
fpolis
quinta-feira, 18 agosto, 2022

Ribeirão da Ilha ganha primeiro cineclube

Últimas notícias

Depois de receber um Festival de Cinema inédito em fevereiro, agora o Ribeirão da Ilha recebe mais uma iniciativa do Coletivo Lanterna Mágica. O CINE Lanterna Mágica é o primeiro cineclube no bairro tradicional do Sul da Ilha com atividades contínuas gratuitas, e tem como objetivos exibir produções audiovisuais catarinenses e promover debates com convidados das artes e de diferentes setores da comunidade.

A ideia é aproximar a comunidade do cineclubismo, ampliando as ações locais de formação de público. A primeira sessão será amanhã, 2, às 19h, na Velha Guarda Choperia Artesanal, na Freguesia do Ribeirão.

O primeiro filme exibido será “Quando a Arte Sopra”, um documentário de média metragem dirigido por Patricia Stahl Gaglioti e produzido pela Volo Filmes, que retrata um pouco da história e das atividades desenvolvidas por dois espaços comunitários de Joinville: o Espaço Cultural Casa Iririú e pela Associação de Moradores e Amigos do Bairro Itinga (Amorabi).

Os dois espaços têm por objetivo democratizar o acesso à arte e promover manifestações culturais como  teatro, música e dança de forma gratuita ou com valores acessíveis. A Casa Iririú e a Amorabi transformam a vida de diferentes gerações e servem de inspiração para a criação de outros grupos e iniciativas culturais em contexto comunitário. O filme é de classificação livre.

Após a sessão de cinema sempre rola uma roda de conversa com convidados da comunidade e outros artistas. O papo vai girar em torno da importância das iniciativas artísticas nos contextos comunitários, como é o caso do Teatro da AMORABI, retratado no filme, e também do Teatro Comunitário do Ribeirão da Ilha.

Será obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação da Covid e uso de máscara.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Celular explode enquanto criança de 6 anos assistia vídeo

Um aparelho celular explodiu na manhã de terça-feira, 16, enquanto um garoto de 6 anos assistia um vídeo. O...