Na última terça-feira, 3, durante cerimônia realizada no Centro de Treinamento do Comitê Olímpico do Brasil, localizado no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro e Niterói oficializaram sua candidatura conjunta para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031.
Os prefeitos Eduardo Paes, do Rio, e Rodrigo Neves, da cidade fluminense, entregaram uma carta ao presidente do COB, Paulo Wanderley, e destacaram que já estão prontos para evento.
“Primeiro, o Rio está pronto na estrutura, não preciso fazer nenhuma promessa de construção de nenhum grande equipamento esportivo, está tudo colocado. Então, para a nossa confecção digo que é relativamente simples, sem minimizar a importância, a força, sofisticação e cumplicidade de fazer os Jogos Pan-Americanos. A cidade do Rio de Janeiro e Niterói estão prontas para realizar os Jogos”, afirmou Eduardo Paes.
Em outubro de 2023, a cidade de São Paulo lançou a candidatura e também está na disputa para sediar o Pan. Durante a Assembleia Geral da Panan Sports, que será realizada em janeiro de 2025, o Comitê Olímpico Brasileiro decidirá qual será o representante do País na disputa. No fim do próximo ano, a Pan Sports, empresa responsável pela organização dos Jogos, definirá a sede da competição.
O Rio de Janeiro, que sediou o Pan de 2007 e as Olimpíadas de 2016, demonstrou confiança na candidatura conjunta com Niterói para receber o Pan-Americano de 2031. Eduardo Paes destacou a importância de manter diálogo com São Paulo, buscando evitar conflitos na concorrência pelo evento. (Portal MKT Esportivo)