“(Não) Quero me aposentar: desejos e possibilidades em novas paisagens”, livro de autoria da Profa. Dra. Maria Helena da Nóbrega, professora aposentada da FFLCH- Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, é a base da roda de conversa “2025: Desejos e Possibilidades”, que acontece nesta quinta-feira, 5.
O livro abre caminho para uma abordagem introspectiva da aposentadoria. Essa fase de transição pode gerar insegurança e ansiedade mais fáceis de serem superadas com pequenos ajustes às vezes imperceptíveis ao aposentado. Uma vez que esse assunto costuma estar associado à tristeza, solidão, impotência, perdas, a alternativa é virar a chave e abrir a porta para o bem-estar, a relação consigo e com os outros, o propósito de vida.
Com mediação da tradutora e professora aposentada, Neuza Vollet, a conversa vai abordar trabalho remunerado, trabalho voluntário, qualidade de vida, bem-estar e projeto pós aposentadoria.
Além disso, a temática destaca o contexto da aposentadoria para as mulheres, já que o viés marcadamente subjetivo encontra mais ressonância no universo feminino. A precarização do trabalho da mulher ocorre ainda hoje, mesmo quando mulheres sustentam, sozinhas, muitas famílias. Claro que essa prática limita decisivamente a aposentadoria delas, por isso a sugestão de buscar caminhos autônomos mais satisfatórios. Mulheres e homens precisam cuidar da saúde emocional. Afinal, discriminação, autoconhecimento, zelo pelo bem-estar próprio e dos outros, autonomia, saúde física e mental, adaptação, etarismo são questões humanas presentes na vida toda, inclusive na aposentadoria.
Serviço
Local: Livraria Latinas
Rua Padre Lourenço Rodrigues de Andrade, 650
Santo Antonio de Lisboa, Florianópolis, SC.
Dia e horário: 18h às 20h – quinta-feira – 05/12/2024
O evento é aberto, com sorteio de livros.