Setembro 11, 2021

ROTEIRO DO SABOR NA SERRA CATARINENSE

ROTEIRO DO SABOR NA SERRA CATARINENSE
foto DANI LOTTERMANN

Começou na última sexta-feira e prossegue até o dia 3 de outubro, a V FENATRUTA -  Festival Nacional da Truta, em Urubici. Cancelado no ano passado, por causa da pandemia, este ano o festival reúne 14 restaurantes de Urubici, Bocaina e Bom Retiro, na Serra catarinense.  Além dos pratos à base de truta, o festival oferece também os vinhos e espumantes produzidos na região. A truta arco-íris é um peixe nobre, criado em águas cristalinas e geladas, e hoje ocupa importante lugar na economia, gastronomia e turismo da região. Quem percorrer o tour gastronômico do festival, certamente vai se surpreender com a variedade de pratos feitos com truta, além de aproveitar outras atrações turísticas da região. O preço máximo cobrado pelos pratos foi definido em 69,00 reais e a ideia é oferecer aos visitantes uma experiência saborosa na culinária, somada a oportunidade de provar os vinhos e espumantes também diferenciados.

A FENATRUTA é realizada pela Pouserra, Associação do Trade Turístico de Urubici e Bom Retiro, em parceria com prefeituras da região, Associação Catarinense dos Truticultores, restaurantes e produtores de vinhos e espumantes. Sem dúvida, uma ótima opção de lazer no final do inverno e começo da primavera.

Informações no www.instagram.com/fanatrutaoficial/


fotos DANI LOTTERMANN

  

RITMO DO SAPATEADO

A cultura começa a respirar durante o enfrentamento da pandemia. A organização do Festival Internacional de Sapateado anuncia a realização da edição de 2021,  de 29 de Outubro  a 2 de Novembro, em Florianópolis. Completando 10 anos, o Floripa TAP terá boa parte da programação gratuita (Tap Dance é o nome oficial do estilo de sapateado com origem nos EUA).

 A seleção das apresentações especiais foi feita pela curadora e diretora do festival, Marina Couro, e terá a presença  de grandes nomes do sapateado dos  EUA e Europa. Maud Arnold, já considerada "madrinha" do festival e participante de várias edições, Star Dixon, renomada sapateadora de Chicago e Daniel Borak, considerado um dos maiores mestres da arte do Tap Dance na Europa.

O festival terá ainda grupos de sapateado de vários estados brasileiros. Com palco aberto, no Boulevard do Floripa Airport, o público poderá se aproximar ainda mais desta modalidade da dança. Serão cinco noites de apresentações, quatro delas gratuitas ao público. 

O teatro do CIC está reservado para a abertura oficial e as apresentações internacionais e no SESC de Cacupé serão realizadas diversas oficinas para os estudantes de sapateado.

Mais informações e programação em floripatap.com.br.


MARINA COURO  -  curadora e diretora do FLORIPA TAP - fotos SOFIA DIETMANN

 

DONAS DO TEMPO

Como é bom saber que podemos ser amigos do tempo, já que não conseguimos detê-lo. É o que estão fazendo estas vaidosas e antenadas senhoras que fazem história com muito charme e autoestima. Lá e cá, uma nos EUA e a outra em Floripa. A conexão se dá pela ousadia de viverem do jeito que gostam, inspirando e deixando claro que quem cuida da vida delas são elas e que cada um cuide da sua.

E assim vão ganhando notoriedade pelo mundo afora. Iris Apfel, que acaba de completar 100 anos, é empresária, ícone da moda norte-americana e designer de interiores. Ficou conhecida pelo estilo e pelo vigor com que leva a vida. Vovó Izaura (Izaura Demari), 80 anos, é de Floripa e tem 20 mil seguidores em uma única rede social. Convites para campanhas internacionais de moda não faltam e Vó Izaura vai lá e faz.

Para as duas, a vida é um flash, mas enquanto durar esse flash o que importa é o brilho da luz, seja para manter a vontade de viver ou para fazer poses no mundo na moda, onde os flashes alimentam as vaidades.

Lindas senhoras fashionistas, vaidosas e influenciadoras, já marcaram o tempo e seus nomes na história.


fotos Instagram

 

FUTURO NA ESCOLA

Não são poucos os especialistas em educação, de várias tendências, que defendem o ensino contemporâneo ligado aos acontecimentos e as necessidades do mundo, do país e do lugar onde moram os estudantes. Lições de comunicação abrem a cabeça dos alunos e os preparam para a vida, com as coisas boas e os problemas que terão que conhecer e enfrentar. Um exemplo disso está na Escola Básica Ariribá, em Itajaí. Todo mês os alunos produzem um jornal focado nos acontecimentos do mundo, do Brasil e da comunidade onde vivem. Na última edição, destaque para a retomada do Talibã no Afeganistão. O jornal aborda também temas como alimentação saudável, prevenção na pandemia, oficinas de estudo sobre as disciplinas, atividade física, opções de lazer e tudo que fizer sentido nas vivências do dia-dia.

O Jornal Escolar Ariribá é desenvolvido com os alunos dos últimos anos do ensino fundamental e faz parte do ensino de português, coordenado pelo professor Thiago Serpa. Todo o trabalho de pauta, produção, redação, fotografia, arte e fechamento é feito pelos alunos.

Esta, e outras iniciativas sobre comunicação nas escolas catarinenses, preparam os alunos para um futuro cada vez mais baseado na realidade do mundo de hoje.


alunos da Escola Básica  Ariribá - Itajaí SC - foto DIVULGAÇÃO

@escolar.jornal

 

EM AÇÃO

+ Florianópolis enfrentou um grande teste nesse feriadão. O fluxo de turistas foi o maior desde março, marcando o primeiro feriadão movimentado após o avanço da vacinação. Aeroporto, rodoviária, estradas, hotéis, pousadas, restaurantes, praias e pontos turísticos receberam público acima do esperado, numa prévia do que será o próximo verão. Tivemos inúmeros exemplos de respeito e desrespeito às regras sanitárias, mas não deixa de ser  um teste para saber o quanto estaremos seguros na alta  temporada. Não só Floripa, mas todas as regiões do estado, seja no litoral ou no turismo rural, receberam muitos visitantes, sem falar dos moradores locais que também aproveitaram para sair de casa. Torcer para que fique tudo bem e possamos ver a retomada do setor turístico avançar sem sustos.

+ Ambev abre inscrições para o programa de treinamento e trabalho. A empresa procura candidatos que pensam "fora do rótulo" e disponibilizou 300 vagas para o programa de "Estágio, Trainee e Representa 2022".  As vagas são para as unidades de todo o país e os processos seletivos, 100% online. Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de setembro, no site da Ambev.

+ Foi aberta durante o feriadão a 34a. Bienal de Artes de São Paulo. Prevista para 2020 não aconteceu devido a pandemia. A Bienal mostra 1.100 trabalhos de 91 artistas de todos os continentes. Nesta edição tem como tema a frase "Faz escuro mas eu canto" um verso do poeta amazonense Thiago de Mello escrito em 1965. Além das instalações, a exposição tem também objetos pertencentes ao Museu Nacional que sobreviveram ao incêndio de 2018. A Bienal acontece num dos pavilhões do Parque Ibirapuera e permanecerá aberta à visitação pública até o dia 5 de dezembro deste ano. A entrada é gratuita e a  apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid é obrigatória, com pelo menos uma dose.

+ Hemosc faz apelo para aumentar as doações de sangue em SC. Com a pandemia, os estoques caíram e depois de feriados prolongados a situação fica ainda mais crítica. As doações podem ser feitas nos postos do Hemosc em todo o estado, com segurança sanitária. Importante sempre verificar quais os critérios para ser um doador. Informações no www.hemosc.org.br/doacao-de-sangue.

 

Estamos no mês de cor amarela, de prevenção ao suicídio e também da chegada da primavera, que traz renovação e vida. Vamos viver em harmonia, com os outros e a natureza. Até a próxima semana.

Tags:
Gente lugares colunista making of anselmo prada
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

LADO B DA PESCARIA

Setembro 04, 2021
Exclusivo

25 ANOS DO FAM

Agosto 25, 2021
Exclusivo

BELEZA LIMPA

Agosto 21, 2021

Anselmo Prada

Anselmo Prada

Jornalista, produtor e gestor de conteúdo, pessoas e eventos. Foi repórter, editor, coordenador de reportagem, editor-chefe do Jornal do Almoço, chefe de redação da RBS TV e gerente de programação NSC/Globo em Santa Catarina. Além do jornalismo, desenvolveu e dirigiu diversos projetos de entretenimento para a televisão. Com carreira destacada na comunicação catarinense, se interessa com mais profundidade sobre o que fazem as pessoas, em todas as áreas, como elas mostram suas particularidades, desenvolvem seus projetos, criam oportunidades, oferecem ajuda aos outros e como estão inseridas dentro da imensa diversidade de um mundo cada vez mais plural. Um observador da vida, buscando histórias e percebendo o que existe de único e inspirador em cada pessoa ou lugar. No Portal Making Of traz semanalmente os destaques de gente e lugares que estão em conexão com o tempo e preparando o futuro. Contato: e-mail pradafloripa1@gmail.com e WhatsApp (48)99163-6710.

  • Instagram

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!