15.5 C
fpolis
15.5 C
fpolis
terça-feira, 5 julho, 2022

Saiba como atender às expectativas do varejo para o segundo semestre de 2022

Pixabay
Últimas notícias

ano é 2022 e o cenário se baseia na retomada econômica pós-covid-19. São mais de dois anos desde que a pandemia começou a impactar diversos setores no mundo todo. No entanto, dois segmentos, eespecial, sofreram de forma mais drástica – leia-se a indústria do varejo e do consumo.

Apesar dos desafios no meio do caminho, os empreendedores precisam arregaçaas mangas e planejar estratégias para melhorarem a experiência dos consumidores e conquistarem novos clientes. Afinal, as mudançaem cena dizem respeito não apenas às tendências do mercado como também aos novos hábitos de compra.

Não à toa, as vendas nos e-commerces de vestuário, lojas de departamento e produtos de beleza aumentaram quase dez pontos percentuais, em média, desde o início da crise sanitária. E já olhando para o futuro – a partir do segundo semestre deste ano – acredito que os varejistas devem se concentrar em cinco ações para criarem mais resiliência na experiência de compra do cliente e emergirem ainda mais fortes na recuperação.

1 – Dobre o digital: o profundo impacto da pandemia nos hábitos de compra dos consumidores aumentou a urgência eexpandir a presença digital rapidamente. Use e abuse do investimento em marketing on-line. Essas adaptações incluem prestar mais atenção à pesquisa paga (por exemplo, observar tanto o desempenho das palavras-chave quanto a intenção do consumidor) e melhorar a experiência de compra nas redes sociais, seja com produtos em destaque, seja com conteúdo clicável no Instagram, por exemplo. Ou que tal a criação de um app para ampliar a presença e o engajamento?!

2 – Injete inovação no omnichannel: procure proporcionar uma sensação de loja para a experiência digital. Uma equipe bem treinada pode criar conteúdo que aborde os desafios do cliente de maneira divertida, ao mesmo tempo que promove produtos atuais e novos lançamentos. Lance ou diversifique os mecanismos de entrega e faça parcerias no varejo para aumentar a conveniência.

3 – Transforme as operações da loja e ganhe no quesito segurança: a prioridade para muitos clientes hoje é entrar e sair de uma loja o mais rápido e seguro possível – se eles optarem por entrar. Fornecer experiências seguras será fundamental; os varejistas devem implementar políticas e processos para permitir distâncias adequadas, higienizar superfícies e produtos e se comunicar de forma proativa, clara e empática.

4 – Reinvente a rede física: o volume crescente de compras nos e-commerces forçará os empreendedores a reavaliarem as lojas físicas e como os locais podem oferecer melhor suporte à experiência do cliente. Otimize processos, redefina o papel do espaço físico e crie a loja do futuro.

5 – Adote um modelo operacional ágil: com a ascensão do digital nos últimos tempos, aempresas podem ter dados ainda mais dinâmicos e usar essas informações para extraírem insights imediatos. Aadotarem práticas ágeis, os varejistas podem readaptar mais rapidamente seu modelo de negócio e suas ofertas para atender às expectativas do consumidor. Por exemplo, uma empresa chinesa de aluguel de carros criou uma equipe para monitorar as mídias sociais e identificar tendências em tempo real. A empresa, então, criou novas ofertas com base em insights da análise da mídia social.

Fato é que, com objetivos claros frente às cinco ações recomendadas, uma retomada significativa no varejo durante o segundo semestre deste ano pode suprir aexpectativas. Sobretudo aqueles que se dedicarem a favorecer agilidade e inovação no conceito omnichannel têm grandes chances de se destacarem no segmento e fortalecerem os laços com os clientes!

* Felipe Macedo é CO-CEO e Founder da Corebiz

Mais notícias para você
Últimas notícias

Todo mundo virou jornalista

Ficou no passado a visão romântica de que Jornalismo bem feito é aquele conhecido pela isenção, que procura apresentar...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }