Na sua segunda viagem para Brasília como governador do Estado, Jorginho Mello (PL) adiantou, na quinta-feira, 26, algumas demandas para Santa Catarina com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) que também serão apresentadas nesta sexta-feira, 27, para o presidente Lula.
A principal cobrança diz respeito à conclusão das obras nas rodovias federais em SC, em especial a BR 470, que se arrastam sem prazo de conclusão.
As reivindicações da região Sul serão apresentadas conjuntamente pelos três governadores. Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul entregarão uma carta com as três maiores prioridades de cada Estado.
“Todos os governadores então sintonizados em reequilibrar as contas dos Estados, uma preocupação que pode ser resolvida por via política ou via judicial, até porque o Supremo Tribunal Federal já tem julgamentos colocados sobre a legalidade dessas duas leis”, disse o governador sobre as leis complementares 192 e 194, além da urgência para uma reforma tributária.
As demandas de Santa Catarina vão ser apresentadas publicamente nesta sexta, mas Jorginho adiantou que, além das BRs, o estado quer melhorias nos portos e aeroportos e tem a preocupação em reequilibrar as contas do Estado, desenvolvendo um debate entre governo estadual e governo federal.