Além da cidade de Ouro (Meio Oeste), que postei aqui no último fim se semana, outros quatro municípios catarinenses terão nas eleições municipais de 2024 apenas um candidato a prefeito.
O único candidato de Ouro é o atual prefeito Claudir “Dire” Duarte (PL), que vai buscar a reeleição com o apoio do governador Jorginho Mello. O seu vice é o comerciante Rene Modena, do Partido Progressista.
Os outros quatro são Meleiro, no sul de Santa Catarina; Peritiba, Planalto Alegre e Iraceminha, todas situadas no Oeste do Estado.
Peritiba é outra cidade de Santa Catarina que o atual prefeito vai buscar a reeleição. Paulo José Deitos, do PL, se elege se ganhar um único voto em 2024. Essa é a primeira vez que isso acontece na cidade. Em 2020, Deitos se elegeu prefeito recebendo 1.304 votos, tendo disputado aquele pleito contra Rafael Bervian (MDB) e Eder Gastmann (PT).
Como em Iraceminha o atual prefeito Jean Carlos Nyland (MDB) já está no segundo mandato, o único candidato na eleição deste ano passou a ser o atual vice-prefeito, Roberto Foresti (PL), que também está na administração da cidade desde 2016.
Já na cidade de Meleiro, o prefeito Eder Mattos (PL) também não pode mais se reeleger. Com isso, os liberais decidiram colocar como candidato o vereador Anderson Scardueli Nininho (PL), que em 2020 se elegeu para o primeiro mandato de vereador.
Em Planalto Alegre, o único candidato a prefeito é o ex-vereador Evandro Cleber Bet (PSD), que esteve na Câmara Municipal de 2012 a 2020. Evandro é irmão do ex-prefeito Juares Bet (PSD), que em 2020 perdeu a reeleição para o atual prefeito Sadi Dallacortte (PP), que em 2024 decidiu não buscar a sua reeleição.
Segundo a legislação eleitoral, nos casos em que há apenas uma candidatura na cidade, o candidato precisa receber, no mínimo, um voto para ser eleito com 100% dos votos válidos, pois todos os votos do município só poderão ir para este único candidato.