18.7 C
fpolis
18.7 C
fpolis
quinta-feira, 30 junho, 2022

SC amplia público-alvo para vacinação contra gripe e sarampo

Últimas notícias

Na reta final da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe e o sarampo, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e as Secretarias Municipais de Saúde decidiram ampliar o público-alvo das Campanhas.

A partir desta sexta-feira, 27, além dos grupos prioritários que já estavam elencados para receber as vacinas, também poderão ser vacinadas crianças de 5 a 11 anos de idade e todos os trabalhadores da saúde, como médicos veterinários, profissionais de educação física, entre outros, mesmo que não atuem em estabelecimentos de assistência e vigilância em saúde.

A decisão de ampliação dos grupos prioritários foi tomada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada na tarde de ontem, 26, e foi motivada pela grande quantidade de vacinas disponíveis nos municípios e a baixa procura dos grupos prioritários até o momento.

A Campanha de Vacinação contra a gripe e o sarampo teve início no dia 4 de abril e segue até o dia 03 de junho. Faltando pouco mais de uma semana para o término, a cobertura vacinal alcançada, até este momento, está muito abaixo do esperado. Para a gripe, a cobertura é de apenas 45%, sendo que a meta a ser alcançada é de 90%. Para o sarampo, de 33%  (48% para os trabalhadores da saúde e 24% para as crianças), sendo que a meta é de 95%.

“A vacinação contra a gripe tem como principal objetivo prevenir complicações e mortes em decorrência da doença e é de extrema importância, principalmente para aquelas pessoas mais vulneráveis, que são as que estão nos grupos prioritários. Já a vacina contra o sarampo, além de prevenir a doença, que também pode causar sérias complicações à saúde, permite interromper a circulação do vírus, minimizando o risco de surtos”, explica a Arieli Fialho, gerente de imunização da DIVE/SC.

A Secretaria de Saúde ressalta que o alcance de elevadas coberturas vacinais pode, como consequência, reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde provocados pelos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, cujo vírus Influenza foi responsável por 157 hospitalizações e 28 óbitos somente neste ano.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Fofura: filho de Felipe Kieling ‘rouba a cena’ em entrada ao vivo na BandNews

Nesta terça-feira, 30, o jornalista Felipe Kieling, correspondente da BandNews FM em Londres, apareceu em entrada ao vivo, no...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }