Julho 15, 2020

SC completa 120 dias de enfrentamento à pandemia

SC completa 120 dias de enfrentamento à pandemia

Santa Catarina completa hoje, 15, 120 dias no enfrentamento à Covid-19 e o Governo do Estado faz um balanço das medidas adotadas neste período.

Segundo último boletim atualizado, são 46.050 pacientes com teste positivo para doença no estado - 37.027 já estão recuperados e 8.489 permanecem em acompanhamento. Com 517 mortes, a taxa de letalidade em Santa Catarina (1,16%) é a menor do país e menos de um terço da taxa nacional, que é de 3,85%.

As medidas para o enfrentamento à pandemia entraram em vigor em Santa Catarina no dia 17 de março, quando passou a valer o primeiro decreto estadual, com suspensão de aulas, transporte coletivo e comércio. Desde então, o número de leitos de UTI foi ampliado em 70%, foram 125 mil testes PCR realizados, além 225 mil testes rápidos distribuídos. De acordo com o Governo, a decisão foi fundamental para frear, desde o início, a contaminação pelo vírus.

"Não há nenhuma medida mais eficaz que a prevenção. Estamos trabalhando diariamente para abrir mais leitos e fortalecer nossa estrutura hospitalar. Mas só com o trabalho conjunto entre Estado, municípios e cidadãos vamos conseguir vencer essa batalha", declara o governador Carlos Moisés. 

Nesta semana, o Governo e as prefeituras da Grande Florianópolis acertaram a abertura de 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes de coronavírus na região. Além disso, está sendo debatido com municípios e órgãos de controle novas possibilidades para contratação de leitos de UTI da rede privada.

Para dar transparência aos dados públicos relacionados à pandemia, o Governo lançou no dia 27 de março o site www.coronavirus.sc.gov.br, que traz diariamente boletins epidemiológicos da doença, além de atualizações na plataforma BI. Também foi implementado um sistema de triagem online. Já foram realizadas pelo menos sete mil triagens, sendo que 39,5% dos atendimentos foram classificados como casos suspeitos.

No dia 8 de junho, mais um passo foi dado em termos de tecnologia, quando o Governo disponibilizou no site uma ferramenta de apoio aos municípios para tomada de decisões, o que regionalizou as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. 

Com as medidas adotadas contra o vírus, o estado se mantém com o melhor desempenho no enfrentamento à Covid-19. O reconhecimento está no ranking nacional divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Tags:
Covid-19
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Onze 11

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!