17.9 C
fpolis
17.9 C
fpolis
quinta-feira, 18 agosto, 2022

SC em destaque no cooperativismo de crédito

Últimas notícias

De 10 a 12 de agosto, acontece a 14ª edição do maior congresso de cooperativismo financeiro da América Latina, o Concred.

O evento, que este ano será híbrido e visa estimular jovens a participar cada vez mais do setor, é organizado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), cujo presidente, Moacir Krambeck, é catarinense (foto). A edição de 2022 será realizada em Recife (PE) para estimular o cooperativismo também no Nordeste, região que apresenta os números mais tímidos do setor.

Já Santa Catarina se destaca com dados representativos em todos os sentidos, que podem ser conferidos no BureauCoop, uma ferramenta online e gratuita da Confebras. Dos pouco mais de 7 milhões de habitantes, 2,8 milhões são cooperados, movimentando quase R$ 62 bilhões ao ano e representando 19,26% de todos os usuários do sistema de cooperativismo de crédito brasileiro. Outro número importante é o de mulheres cooperadas; enquanto a média nacional fica em torno de 43%, aqui no estado esse número chega a quase 46%.

Além disso, dos 2,8 milhões de cooperados catarinenses, 656 mil são jovens de até 30 anos, representando mais de 23% da participação, número que reforça e justifica um dos espaços mais disputados do 14º Concred: o Integração Juventude, que esse ano funcionará de forma híbrida e gratuita em consonância com o estilo onlife de ser.

Aliás, o tema do Concred esse ano é “Futuros Plurais e a Essência Humana: horizontes do Cooperativismo Financeiro rumo à Sociedade 5.0”, que tem tudo a ver com as mudanças em direção a um mundo mais sustentável, inclusive quando se fala em finanças. Afinal o cooperativismo é colaborativo, moderno e plural.

*****

  

*****

Noivinha do ano!

A jornalista e apresentadora Graziane Ubiali anda suspirando ao lado do seu amor, o queridão e campeão Digiácomo Dias (tetra campeão mundial de Sandboard). O pedido de casamento foi feito ao vivo, de surpresa, e emocionou todos os telespectadores que acompanhavam o jornal. Vai ali no insta @grazianeubiali pra se emocionar você também 🙂

*****

*****

Proteção de dados em alta 

A Orsegups celebrou em grande estilo a conquista das ISOs 27001 e 27701, certificações internacionais de proteção de dados. Na foto o presidente da empresa catarinense, Dilmo Berger, com Jefferson Simões (esq), presidente da Federação Mundial de Segurança.

No evento de comemoração, Simões lembrou que acompanha há muitos anos a trajetória da empres a e destacou a cultura de inovação implementada na organização.

*****

*****

Na Galeria de Arte da VF    Fotos Eula Maciel

Foi um sucesso o evento de lançamento da exposição com obras inéditas de xilogravuras, do artista Samuel Casal, realizado no último sábado, na Galeria de Arte da Villa Francioni, em São Joaquim. A exposição intitulada Impressões Únicas de Matrizes Aleatórias, que tem curadoria de Edson Busch Machado, atraiu centenas de visitantes para a vinícola, atingindo o recorde de público em lançamentos de exposições na VF.

Samuel é natural de Caxias do Sul, mas reside em Florianópolis e trabalha como artista visual desde 1990, ilustrando diversas publicações nacionais e internacionais. Seus trabalhos com relevo e pintura em grandes formatos figuram na loja conceito da marca Nike no RJ e na abertura da novela Velho Chico, da Rede Globo.

Com entrada gratuita, a mostra fica disponível durante todos os dias das 10 às 17 horas, até 7 de setembro.

Foi o visionário e ousado empreendedor Dilor Freitas, no final da década de 1990, que implementou a primeira vinícola em São Joaquim. Refinado e apaixonado pela arte, vislumbrou na Serra catarinense o clima e o terroir perfeitos para produzir uvas e vinhos longevos e de qualidade superior. Atualmente a Villa Francioni é administrada pelos conselheiros André, Adriana e Daniela de Freitas (presidente).

Na foto, Samuel Casal, Edson Busch Machado e Adriana de Freitas

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa e Santa Catarina: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Moacir Sopelsa vai assumir o governo de Santa Catarina por 45 dias

Depois de ter trabalhado muito dentro do MDB para que o partido apoiasse a reeleição do governador, o deputado...