Portal Making Of

SC Mais Inovação impulsiona expansão tecnológica em SC e promete 30 mil vagas até 2026

Foto: SC Mais Inovação / Crédito: magem: Antônio Mafalda | Mafalda Press

O Governo de Santa Catarina lançou nesta segunda-feira, 21 de outubro, o programa SC Mais Inovação, que pretende ampliar a Rede Catarinense de Centros de Inovação e estimular o crescimento do setor tecnológico no estado. O programa, anunciado pelo governador Jorginho Mello, pretende fazer com que o setor de tecnologia alcance 10% do PIB estadual até 2026 – atualmente, o setor corresponde a 7,5% do PIB. Além disso, o SC Mais Inovação planeja criar 30 mil novas vagas no setor de tecnologia, que já emprega 86 mil pessoas.

O programa é coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), que prevê a implantação de mais nove Centros de Inovação até 2026, somando-se aos 15 já existentes no estado. O governo também vai investir R$ 24 milhões em 2025, um aumento de 20% em relação ao orçamento de 2024.

Um dos principais focos do SC Mais Inovação é integrar as diferentes regiões de Santa Catarina, conectando iniciativas locais com o apoio de 21 agentes de inovação em microrregiões do estado. Esses agentes irão identificar as necessidades locais e promover soluções inovadoras, aproximando as demandas regionais das políticas públicas da SCTI.

Ações previstas no SC Mais Inovação

Entre as principais ações do programa estão a criação de um Comitê de Governança do Ecossistema Estadual de Inovação, o desenvolvimento de uma Rede de Consultores de Negócios Inovadores, e a organização de eventos temáticos para fortalecer a conexão entre governo, empresas, universidades e sociedade civil. Workshops, meetups e programas de capacitação também estão no escopo do projeto para disseminar a cultura da inovação.

Além disso, o programa tem uma forte ênfase em suporte técnico e consultoria para startups, oferecendo auxílio no desenvolvimento de produtos, proteção de propriedade intelectual e inserção no mercado, visando criar um ambiente de inovação sustentável e competitivo.

Parcerias e investimentos

Durante o lançamento do programa, foi assinado um convênio com a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) no valor de R$ 4,4 milhões, visando fortalecer a parceria entre o setor público e as universidades. A colaboração com as instituições de ensino é considerada estratégica para promover o desenvolvimento científico e tecnológico em Santa Catarina.

Integração com redes globais

O programa também busca conectar o ecossistema de inovação catarinense a redes globais, facilitando a atração de negócios inovadores e promovendo o acesso a tecnologias emergentes e capital de risco para o financiamento de novos projetos.

O secretário da SCTI, Marcelo Fett, destacou que a meta do SC Mais Inovação é criar um ambiente que incentive a troca de conhecimento e a realização de eventos, conferências e hackathons, promovendo uma integração ativa entre os atores do ecossistema de inovação no estado.

Visando transformar Santa Catarina em um dos principais polos de tecnologia do país, o SC Mais Inovação se apresenta como uma plataforma estratégica para conectar governo, iniciativa privada, academia e sociedade civil, impulsionando o desenvolvimento econômico e tecnológico nas diversas regiões do estado.

 

Outras ações previstas pelo SC Mais Inovação

* Criação Comitê de Governança Ecossistema Estadual Inovação
* Alocar 21 Agentes Regionais de Inovação em todas as microrregiões
* Conexão entre governo, academia, empresas e sociedade
* Criação da Rede de Consultores de Negócios Inovadores
* Mapeamento de oportunidades do setor produtivo regional com o ecossistema
* Conexão do Setor Produtivo com escritório de projetos, universidades e ICTs
* Eventos temáticos para a ativação do ecossistema regional
* Workshops para divulgar a cultura da inovação no setor produtivo e sociedade
* Meetups para conectar profissionais, trocar conhecimentos e disseminar a inovação
* Compartilhamento do conhecimento do Universidade Gratuita com programas regionais
* Apoio e elaboração de programas de capacitação de empreendedorismo inovador
* Apoio e elaboração de programas de formação em tecnologia e inovação
* Indicadores para monitoramento e avaliação de programas e editais de CTI do Governo
* Divulgação de todos os programas e editais de CTI do Governo
* Conexão com investidores para projetos de CTI no estado

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Corrupção que asfixia

MP denuncia 14 empresários e agentes públicos suspeitos de envolvimento na compra dos respiradores fantasmas