Abril 06, 2021

SC promove Congresso Brasileiro de Mastologia

SC promove Congresso Brasileiro de Mastologia

Qual o reflexo da pandemia sobre o diagnóstico e tratamento do câncer de mama e o que o Brasil aprendeu nos últimos anos sobre os programas de rastreamento da doença? Como as estratégias bem sucedidas em outros países e as novidades no enfrentamento do problema podem ajudar a melhorar os números no país?

Estes são alguns dos assuntos debatidos no 23º Congresso Brasileiro de Mastologia, que inicia nesta quarta-feira (7) e vai até sábado (10), com a participação de 28 especialistas internacionais, o maior número já reunido em um evento nacional sobre o tema. A coordenação desta primeira edição exclusivamente virtual é da regional de Santa Catarina da Sociedade Brasileira de Mastologia.

 

Estratégias de enfrentamento

"A pandemia causou a suspensão do congresso presencial, que seria em abril do ano passado, em Florianópolis. A mesma pandemia também tem levado a uma preocupante diminuição na realização de exames para diagnóstico de câncer de mama, além de aumentar os obstáculos do acesso ao tratamento, num momento em que toda atenção está voltada para o combate à Covid-19", apontou a médica Adriana Freitas, presidente do congresso e da Sociedade Catarinense de Mastologia.

No ano passado, estima-se que 75% das mulheres deixaram de fazer seus exames de rotina. "A duração da pandemia agrava um cenário que já era bem difícil e sabemos que estratégias deverão ser elaboraras para o enfrentamento desta condição", completou.

Uma das inovações desta edição do congresso é a possibilidade de debates integrando os mais renomados palestrantes internacionais e nacionais, de diversas especialidades.

Serão discutidas, por exemplo, estratégias de países como a Índia, que podem diminuir a mortalidade por câncer de mama em países de menor renda, como Brasil. Também será debatido o aumento do número de casos entre mulheres jovens, com menos de 40 anos. "Queremos ouvir todos os argumentos e ver o que se aplica à realidade brasileira", explicou o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Vilmar Marques de Oliveira.

Os principais avanços tecnológicos no tratamento e novos medicamentos também estão em destaque. Além da troca de conhecimentos sobre o que há de mais atual no combate à doença, o congresso tratará ainda da viabilidade destas estratégias serem incorporadas pelo SUS no tratamento gratuito da população brasileira.

Os estudos sobre a genética como uma das causas do câncer de mama será outro ponto importante do 23º Congresso Brasileiro de Mastologia, que tem público recorde de 2 mil inscritos.

"A comunidade internacional colocou o evento entre os principais do mundo neste tema e mesmo profissionais de outros países querem acompanhar as discussões", revelou Adriana Freitas.

*****

 

Parceria Cidades Invisiveis

Uma das premissas do WK Design Hotel, desde a sua chegada ao mercado catarinense, é o relacionamento com a comunidade, com o objetivo de tornar-se um hotel referência de Florianópolis. Nesse sentido, é um dos apoiadores do Rolê da Mariquinha, desenvolvido pelo Instituto Cidades Invisíveis, que é um projeto que atua desde 2012 como uma organização que desenvolve ações de impacto social e visa mudar a realidade de vida de milhares de pessoas que vivem em comunidades vulneráveis e em situações de risco.

O Rolê da Mariquinha visa tornar a comunidade da Mariquinha uma atração turística para os visitantes de Florianópolis, promovendo e incentivando o comércio local, empreendedorismo, arte, cultura e a geração de renda dentro da comunidade.

 

Desenvolvimento local

“Temos em nosso DNA a missão de contribuir para o desenvolvimento local, participando ativamente de ações com impacto social, e o apoio ao Cidades Invisíveis torna-se salutar, pois além de desenvolvermos ações na comunidade, serviremos de vitrine para divulgação tanto nas nossas dependências quanto em todas as nossas plataformas”, destaca Miler Bairros, gerente geral do WK Design Hotel.

*****

 

Amanhã, dia 7, é Dia do Jornalista!

E o  SC no Ar, jornal matinal da NDTV | Record TV, vai celebrar a data em grande estilo, entrevistando a jornalista Daniela Arbex. Márcia Dutra vai aproveitar a oportunidade para conhecer um pouco mais sobre os mais de 20 anos de carreira de Arbex como repórter especial.

 

Premiadíssima

As investigações da jornalista resultaram em mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, entre eles três Essos, o IPYS de melhor investigação da América Latina e o Knight Internacional. Daniela é autora do best-seller "Holocausto Brasileiro", eleito Melhor Livro-Reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor Livro-Reportagem no Prêmio Jabuti (2014). E ainda em 2018, lançou Todo Dia a Mesma Noite, que narra a história não contada da Boate Kiss.

Diariamente, Márcia Dutra faz entrevistas para aprofundar temas que estejam em voga no momento. A apresentadora já conversou com especialistas das mais variadas áreas, como arquitetos e médicos, além de artistas e influencers, personalidades como a empresária Luiza Trajano, jornalista Mariana Godoy, Monja Coen, o filósofo Mário Sérgio Cortella, e personalidades da mídia como Marcos Piangers e o humorista da Record TV, Carioca.

O SC no Ar é transmitido de segunda à sexta pela NDTV | Record TV. As entrevistas especiais do jornal podem ser conferidas pelo link: https://ndmais.com.br/scnoarentrevistas.

*****

 

Doação de testes de Covid 

A catarinense Imex Medical Group, maior empresa nacional do segmento de equipamentos e serviços para área de diagnósticos por imagem no setor da saúde, acaba de doar mais de 30 mil testes rápidos Kit Covid para Secretarias de Saúde dos seguintes estados: Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Goiás, Amazonas, Bahia, além dos municípios de Conchal/SP e Pitangui/MG.

A iniciativa visa colaborar com a situação da pandemia em nosso país, que atravessa um dos piores momentos desde de março de 2020. “É importante que as empresas se sensibilizem com a situação da saúde em nosso país. Temos a oportunidade de contribuir com a doação dos testes de diagnóstico para detectar a Covid.

Por enquanto, realizamos a doação para 6 estados, pretendemos expandir a ação", declara Gabriel Lebarbenchon, Gerente de Marketing da Imex Medical Group.

*****

 

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários

Rancho Açoriano

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!
Onze 2