Fevereiro 10, 2021

Secretário da Saúde tenta melhorar panorama da vacinação em SC

Secretário da Saúde tenta melhorar panorama da vacinação em SC

O depoimento do secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, na Alesc, hoje à tarde, 10, marcado por um ambiente cordial, não deixa dúvidas: o Estado está seguindo a cartilha na vacinação contra a Covid-19. Só que na visão dos deputados, e de parte da população, não é o suficiente no momento. E na visão do próprio secretário que está em Brasília buscando se impor no cenário do Plano Nacional de Imunização.

É visível que Santa Catarina está em um processo marcado pela lentidão, como aparece todas as noites quando o Jornal Nacional mostra o mapa do andamento da vacinação. Ali, o Estado está entre os que menos vacinam.

Isso se deve há vários fatores, entre eles, o baixo número de imunizantes recebidos até agora e o desempenho insatisfatório dos municípios responsáveis pela operação. Há falta de pessoal, poucas salas abertas ao público e que fecham aos finais de semana, segundo depoimento do deputado Neodi Saretta na comissão que ouviu o Secretário.

Ribeiro diz que a tarefa de vacinação é com os municípios, numa transferência de responsabilidade, como ocorreu no início da pandemia. Lá, depois de dois meses de gerenciamento direto, o Governo do Estado delegou o controle do coronavírus aos prefeitos, o que em muitas comunidades significou o aprofundamento da crise.

Como o cargo diz, o secretário da Saúde é do "Estado" e como tal deve ter o poder de agir fiscalizando os municípios e intervindo onde a situação é crítica, como por exemplo, em Chapecó. Não dá para ter posicionamento burocrático em uma hora que exige soluções fora da casinha. Que a visita à Brasília hoje traga mais luzes ao Secretário.   

Tags:
multimidia claiton selistre bastidores comunicação TV rádio jornal
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Claiton Selistre

Claiton Selistre

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário em Santa Catarina. Antes atuou na  Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há seis anos.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!