Fevereiro 25, 2021

'Estamos entrando em colapso', alerta secretário da Saúde de SC

'Estamos entrando em colapso', alerta secretário da Saúde de SC
Reprodução

Em ofício enviado ontem, 24, aos 295 secretários municipais de Saúde de Santa Catarina, o secretário estadual da pasta, André Motta Ribeiro, admitiu o colapso no sistema hospitalar catarinense e alertou para a necessidade de manter medidas de restrições de circulação de pessoas. 

"Preciso informar a todos que a situação da pandemia deteriorou no Estado todo e, a exemplo do que acontece nas regiões mais a oeste, estamos entrando em colapso! Todos os esforços de Estado e municípios, até então, são insuficientes em face à brutalidade da doença.

Infelizmente, percebe-se fenômeno similar no resto do País.

Solicito aos gestores municipais que tomem medidas emergenciais para diminuir significativamente a circulação das pessoas, mantendo apenas serviços essenciais e que convoquem toda a força de trabalho da Saúde para o enfrentamento. Estamos mobilizados para fazer todo o possível para diminuir sofrimentos impostos às pessoas , mas a força e gravidade deste momento estão suplantando o resultado das nossas ações", afirmou ele no comunicado.

Também ontem, o próprio Governo emitiu um decreto com novas medidas restritivas para todo o Estado. Entre elas, ficarão proibidas atividades entre 0h e 6h, com exceção para serviços essenciais. Também a partir deste horário, ficará proibida a venda de bebida alcoólica em postos de gasolina.

As festas e baladas em casas noturnas também estão proibidas, além da limitação da ocupação em atividades de lazer para 25% da capacidade e no transporte público redução da capacidade máxima para 50%.

Até o momento, o Estado já registrou 652.895 casos confirmados - 30.770 permanecem em acompanhamento e 7.114 óbitos desde o início da pandemia. 

A taxa de ocupação dos leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina segue preocupante, em 91,2%, com 137 leitos vagos. Para leitos adultos a ocupação é de 94,6%, com 68 disponíveis.

Tags:
Covi-19
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!