Portal Making Of

Segurança e os cartórios no Brasil

Segurança e os cartórios no Brasil
Presidente da Anoreg/SC, Renato Martins. Crédito: Divulgação

O sistema cartorário do Brasil é considerado um dos mais seguros do mundo e é o que gera o menor número de questionamentos jurídicos. A cada dois mil atos lavrados, apenas um deles passa por algum questionamento judicial. Nos Estados Unidos, por exemplo, a cada três atos um é questionado em juízo. Os dados foram apresentados pelo presidente da Anoreg/SC (Associação dos Notários e Registradores do Estado de Santa Catarina), Renato Martins, em uma palestra virtual promovida nesta semana pela Escola de Ciências Jurídicas e Sociais da Univali. Participaram também Vitor Stagi Almada, do Tabelionato de Notas e Protesto de Campo Belo do Sul, e Flávia Nogueira Lagemann, do Registro Civil de Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas/ Registro Civil de Pessoas Jurídicas e de Títulos e Documentos da Comarca de São Miguel do Oeste.

Santa Catarina tem o maior número de cartórios inscritos na Região Sul do Prêmio de Qualidade Total (PQTA). Só no ano passado, os cartórios catarinenses somaram 24 prêmios no evento que reconhece a excelência dos serviços prestados à população, após uma detalhada auditoria independente, coordenada pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER Brasil), com apoio da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ). 

O presidente da Anoreg/ SC, Renato Martins, explica que pela primeira vez o reconhecimento irá acontecer por região e a Sul irá abrir as premiações no dia 8 de novembro, às 19h, de forma on-line, transmitida pela plataforma do Youtube, com acesso livre para todo o público. “A expectativa é para saber quais receberão o Prêmio Bronze, Prata, Ouro e Diamante”, destaca Renato.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Nuvem de poeira!

Estiagem, crise hídrica, aumento do preço da energia e agora uma nuvem de poeira que atingiu uma das áreas mais ricas e desmatadas do país, mesmo assim a relação entre o meio ambiente e a economia ainda passa longe das discussões sobre o futuro do sistema

SOS Santa Catarina

O setor produtivo catarinense está fazendo campanha para chamar atenção do Governo para as necessidades urgentes das rodovias. Será que isso significa que as reuniões regadas a um bom coffee break ou a um menu incrementado para apresentação de planos de g

Construção em ritmo acelerado

Crescimento, fusão e projetos personalizados são as apostas para conquistar novas fatias de mercado na construção civil.

Tempo de “vacas magras”

O consumo de carne caiu 5% em 2020 passando para 36 kg por pessoa. Esse é o menor nível desde 2008. Trata-se também do 4º ano seguido de queda. Entenda porque o consumo está caindo: