20.9 C
fpolis
20.9 C
fpolis
segunda-feira, 4 julho, 2022

Segurem os preços!

Foto?crédito: Pixabay
Últimas notícias

Segurem os preços! Com a inflação acumulada de 11,73% nos dos 12 últimos de acordo com o IPCA, o Presidente Jair Bolsonaro e o Ministro da Economia Paulo Guedes pediram aos donos de supermercados que diminuam os lucros e segurem os preços para frear a inflação, pelo menos dos itens da cesta básica. Bolsonaro e o ministro participaram por videoconferência de um fórum promovido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O presidente está nos Estados Unidos, onde participa da Cúpula das Américas.

O pedido que pode ser visto com estranheza por economistas e técnicos, já estava esclarecido muito antes das eleições de 2018, quando o então candidato Jair Bolsonaro disse em alto e bom som que não entendia de economia. Para dar suporte à falta de conhecimento, ele trouxe Paulo Guedes, o economista que ficou mais conhecido por meio das redes sociais e compartilhamentos de mensagens por WhatsApp do que pelos seus feitos ou experiência em contas públicas.

Guedes chegou ao Ministério da Economia com a agenda ultraliberal preparada, um tom privatista e de exaltação ao laissez faire, mas não esperava os percalços com a economia real, a pandemia, desemprego e a inflação. Então, preparem-se porque esse apelo do Presidente e do Ministro em uma live é o prenúncio de dias obscuros para quem sente a inflação corroendo os bolsos e da declaração da falta de um plano econômico do Governo Federal. Seguindo os slogans do atual do Governo só resta o desejo de que Deus nos ajude e as eleições de 2022 nos salvem, mesmo que haja pouca esperança numa via mais moderada e tecnicamente preparada para dar o choque de gestão que o país precisa diante de tanta incompetência política e técnica.

Janine Alves
Graduada em Economia e doutora em Gestão do Conhecimento, faz parte do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory), núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Trabalhou como: professora da UFSC e Univali, colunista de economia do Grupo RIC Record (Jornal Notícias do Dia e Ric Record TV) e analista de economia na RBS - TV/ NSC - Diário Catarinense, Consultora de Economia Internacional para a CIP Cosultores – Espanha, Diretora do Escritório do Governo da Galicia/Espanha no Brasil, Diretora de Integração Internacional e Consultora de Economia do Governo de Santa Catarina (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais), etc.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Todo mundo virou jornalista

Ficou no passado a visão romântica de que Jornalismo bem feito é aquele conhecido pela isenção, que procura apresentar...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }