Portal Making Of

Seis exposições gratuitas em Florianópolis – veja onde visitar

Pinturas, fotografias, peças em cerâmicas e objetos interativos integram mostras que podem ser visitadas na Capital de Santa Catarina. São exposições coletivas e individuais que apresentam uma infinidade de linguagens das artes visuais, nos mais diversos formatos, incluindo videoarte. Confira onde visitar cada uma delas.

Na Fundação Cultural BADESC, no Centro, é possível visitar até o dia 31 de janeiro, a “Mostra de Videoarte”. A exposição apresenta seis projetos que se utilizam de vídeo como suporte artístico, sejam elas experimentais ou não narrativas.

Já no Jardim da Fundação, estão expostos 16 trabalhos em cerâmica produzidos por Canabarro, artista e precursor da cerâmica artística em Santa Catarina. “Destroços em Gaza”, que tem curadoria da artista Isabela Mendes Sielski, não busca apenas opinar sobre o conflito na faixa de Gaza, mas entender a extrema complexidade histórica, narrativas políticas e ideológicas.

E a partir do dia 30 de janeiro até 6 de março, a Fundação recebe “Cruzos Opacos”, do artista Tauan Gon. A mostra individual e inédita é composta essencialmente por pinturas, cadernos do artista e projeção de vídeo. Segundo Tauan, a exposição, que ocupa o Espaço Paulo Gaiad, abrange um recorte da produção e pesquisa em pintura desenvolvida durante o ano de 2023 e início de 2024. A visitação no Casarão pode ser feita das 13h às 19h.

Ainda pelo Centro de Florianópolis, é possível visitar até o dia 7 de fevereiro, na Câmera Criativa Escola de Fotografia e Arte, a “1ª Edição da Mostra: “Profissão – Fotógrafo: Exposição Coletiva em Homenagem ao Dia Nacional do Fotógrafo”. A exposição reúne 91 imagens, em Preto e Branco e coloridas, nos mais diversos estilos, seja retrato, paisagem/natureza, autoral/conceitual, documental, fotojornalismo.

Já no Luz Instalação Bar, também no Centro, está aberta para visitação a exposição “Luz no Horizonte”, de Mariana Colin. A artista apresenta uma série de trabalhos interativos que trazem o horizonte como ponto de referência, ponto de fuga, ponto de chegada e de partida.

No Rio Tavares, o artista Daniel Piras apresenta até o dia 31 de janeiro, a exposição “Noite Suprema”, no hall de entrada do MULTI Open Shopping. São 17 pinturas a óleo que foram trabalhadas pelo artista nos últimos quatro anos.

*****

*****

Arte orgânica

Falando em arte… No lançamento do loteamento Reserva do Lago, em Imbituba, os artistas Caio Bless, Deise Linhares e Fábio Panone Lopes transformaram a praça central em um espaço de expressão cultural. Caio trouxe uma linguagem gestual inspirada na natureza; Deise explorou a relação entre o ser humano, a memória e o ambiente; e Fábio uniu graffiti e arquitetura em cores intensas.

O Reserva do Lago se consolida assim como um empreendimento que integra arte, cultura e urbanismo, fortalecendo o vínculo com a comunidade.

*****

*****

Baile de salão 

O Lira Tênis Clube, que em 2025 completa 99 anos de operação, vem com tudo para o Carnaval e deve realizar uma das maiores edições da festa na sua longa e feliz história no Centro da cidade. Sendo o último reduto com baile de salão na Ilha, o ponto alto da agenda recém anunciada, que tem esquenta, feijoada e bailes infantis, é o Folira, na segunda-feira, dia 3 de março.

O baile à moda antiga, com muito confete, serpentina e boas marchinhas, terá shows da Banda Swing Maneiro e da Bateria Show Acadêmicos do Sul da Ilha, além de muita nostalgia no ar.

*****

*****

Perfume de Marshmallow

Esse eu não experimentei ainda, mas os lançamentos da Egeo sempre são muitos bons. Essa marca do Boticário, que há quase duas décadas inspira consumidores com fragrâncias divertidas, intensas e cheias de personalidade, apresenta agora Egeo Dolce Illusion, uma novidade que expande a inovação da marca com o uso da tecnologia Smell The Taste, utilizado pela primeira vez na perfumaria mundial.

A novidade, que traduz sabor em sensações olfativas, permitindo “sentir o gosto” do marshmallow tostado e do dulçor caramelizado por meio do aroma, inaugura uma nova era para o olfativo gourmand no Brasil.

*****

*****

 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Floripa capital do xadrez

Florianópolis será a capital mundial (eu disse ´mundial`) do xadrez entre os dias 16 e 25 de janeiro, quando vai sediar o Festival “Brazil Chess Series

Floripa capital do xadrez

Florianópolis será a capital mundial (eu disse ´mundial`) do xadrez entre os dias 16 e 25 de janeiro, quando vai sediar o Festival “Brazil Chess Series