Portal Making Of

Seis municípios catarinenses decretam situação de emergência

Fotos: Mauricio Vieira / Secom

Segundo o relatório mais recente divulgado pela Defesa Civil de Santa Catarina, 94 municípios relataram ocorrências pelas fortes chuvas no estado que vão desde alagamentos, deslizamentos, queda de árvores e muros. Até o momento, 420 pessoas estão desalojadas e pelo menos 175 desabrigados.

Seis municípios decretaram situação de emergência: Tubarão, Orleans, Forquilhinhas, Urubici, Maracajá e Araranguá. O Litoral Sul é a área mais afetada.

Houve ainda significativo aumento dos níveis dos rios, chegando em nível de alerta para inundação nas regiões do Litoral Sul, Planalto Sul (com destaque para a Bacia do Rio Tubarão), Oeste e Meio-Oeste.

A previsão da Defesa Civil aponta para o afastamento do ciclone para alto mar nesta quinta-feira, 5, e o consequente estabelecimento de uma massa de ar frio no Estado. Por conta das chuvas dos últimos dias, permanece o risco alto para deslizamentos e inundações.

No Sul do Estado, Tubarão é o município mais afetado pelas fortes chuvas. Até o fim da tarde de ontem, 4, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil atenderam 55 ocorrências. O número de desabrigados subiu para 101 e estima-se que o de desalojados seja superior. As informações ainda estão sendo comunicadas e atualizadas pelas equipes que trabalham na região. A medição das 19h apontava o nível do rio Tubarão em 6m12cm.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais