19.1 C
fpolis
19.1 C
fpolis
quarta-feira, 29 novembro, 2023

Senador Jorge Seif ganha tempo e também a medalha de Bolsonaro

Últimas notícias

No julgamento de quinta-feira, 26, que poderia definir se o senador Jorge Seif (PL) continuaria no cargo ou seria cassado, a decisão acabou postergada porque quatro Desembargadores pediram vistas do processo.

Com isso, o julgamento terá seu reinício as 17 horas do dia 7 de novembro. Mas antes de ser paralisado, a desembargadora Maria do Rocio Santa Ritta votou pela não cassação de Seif, mesmo reconhecendo o possível uso irregular das aeronaves do empresário Luciano Hang e da estrutura da Havan durante a campanha de 2022.

Mas ela entende que, mesmo com o apoio de Luciano Hang, não houve interferência no resultado final da votação de Seif, que recebeu 1.484.110 votos (39,79%).

Depois de Maria do Rocio, votou o juiz eleitoral Otávio José Minatto, que também decidiu não cassar o senador do PL. Ele alegou que na ação do PSD, partido do ex-governador Raimundo Colombo, não ficou claro a comprovação das supostas ilegalidades atribuídas a Seif.

Com isso, Jorge Seif sai na frente com dois votos favoráveis e lá no dia 7 de novembro entra mais tranquilo para conseguir manter seu mandato, já que os dois primeiros julgadores entendem que que o que foi apresentado na ação não foi suficiente para mudar o resultado da eleição.

Obviamente que toda essa discussão vai acabar em Brasília, um lugar muito mais inóspito para o senador bolsonarista, mas muito provavelmente somente em 2024, quando a grande maioria dos políticos vão estar com a cabeça nas eleições municipais.

Fato é que a cassação de Seif já é considerada provável, pois no caso do ex-prefeito de Brusque, Ari Vechi, aconteceu a mesma coisa. Ele venceu em Santa Catarina e perdeu na capital Federal.

Então, se isso acontecer e houver uma nova eleição para o Senado, Seif já pediu que a sua esposa, Catiane Seif, que hoje é a secretária-adjunta de Turismo de Santa Catarina, seja a candidata do PL.

Mas o partido já pensa também no nome da deputada federal Caroline de Toni (PL), que em 2022 foi a deputada federal mais votada do Estado, com 227.632 votos. Os liberais não querem de jeito nenhum perder essa vaga e vão usar a força do bolsonarismo e o mote da perseguição política para reverter o quadro.

MEDALHA DOS “3 Is”

Mesmo de olho no julgamento do seu mandato, o senador Jorge Seif (PL) arrumou um tempo para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro, na sede nacional do Partido Liberal em Brasília, e foi presenteado com a medalha “3 Is”.

Bolsonaro disse que Seif foi adotado por ele e vem fazendo um grande trabalho como senador. Mas essa medalha, segundo o ex-presidente, não é para quem reivindica, mas sim para quem a merece.

Veja o vídeo onde Bolsonaro entrega a medalha para Jorge Seif:

Avatar photo
Sergio de Oliveira
Jornalista formado pela UniSociesc tem graduação também em Gestão Comercial pela Uniasselvi. Foi dirigente e consultor nas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau e Gaspar. Tem experiência em comunicação governamental, com passagem por órgãos públicos de Blumenau. Atua na área de comunicação desde 1993 com passagens por veículos como Rádio Atlântida FM, Rede TV Sul, Rádio Blumenau e Jornal O Município. Já foi produtor, editor e colunista, além de empreender na área de jornalismo digital. Há 14 anos estuda e escreve sobre o cenário político de Santa Catarina, procurando apresentar informações que orientem e ampliem a visão do leitor/internauta. Contato: sergio.redacao@gmail.com
Mais notícias para você
Últimas notícias

Conselho de Ética da Câmara de Florianópolis se reúne para apurar o caso Maikon Costa

Durante toda a manhã de terça-feira, 28, aconteceu mais uma reunião da Comissão de Ética da Câmara de Vereadores...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }