Janeiro 25, 2021

Senhora Estadia - um novo jeito de aluguel de temporada

Senhora Estadia - um novo jeito de aluguel de temporada

Pasmem. Sabiam que o setor de aluguel por temporada cresceu em 150% com a pandemia? Isso graças às novas escolhas do público: viagens curtas e em destinos próximos e a preferência por hospedagens exclusivas. O aumento de pessoas que estão trocando os hotéis pelo Airbnb é impressionante.

Em meio a tanta demanda nasceu a "Senhora Estadia" - uma das empresas pioneiras de gestão de aluguel de curta temporada integrada do Sul do Brasil. Marianna Cavalieri e Thaisa Barcella antenadas nessa procura crescente cavaram um nicho nesse mercado, e as amigas e comadres viraram parceiras de negócio. 

 

As sócias atendem dois públicos: os proprietários de imóveis - elas avaliam o imóvel, dão consultoria de home staging, e sugerem estratégias para rentabilizar melhor no Airbnb. E elas fazem também toda a gestão do imóvel: decoração, fotos, descrição, contato com o inquilino, manutenção, limpeza... tudo! Além disso elas atendem o público final, através do Airbnb elas tem um menu desses imóveis para locação. 

 

Mari e Thaisa estão no nível Superhost do Airbnb, onde estão os mais bem avaliados imóveis. E acabaram de alcançar uma marca também: passaram de 500 hospedagens na plataforma e receberam um reconhecimento especial do próprio Airbnb.

Abaixo, elas contam mais sobre esse novo negócio que está em alta.

 

 

De onde veio a ideia, a inspiração para criarem a Senhora Estadia?

Veio da experiência com aluguel de temporada que a Marianna teve com a sua família. Após cerca de 20 anos de locação de temporada dos imóveis da família no Brasil, a família resolveu adquirir um imóvel em Orlando, Flórida, EUA, ao lado dos parques da Disney.

Com essa experiência, ela descobriu um modelo de negócio ao alugar o apartamento à distância. Brasil x EUA. A administração dos vários imóveis da família passou a ser de forma remota e padronizada, e as locações, que começaram, há anos atrás, com uma placa com o número de celular no portão da propriedade, passaram a ser anunciadas nas plataformas digitais, tendo um alcance mundial.

 

Marianna aplicou toda sua expertise em aluguel online no Senhora Estadia

 

Qual o diferencial da marca?

A gestão das locações é feita com muita tecnologia e com padronização de procedimentos para que possamos ter a maior taxa de ocupação e maiores resultados financeiros possíveis.

Conseguimos tornar autônomas as formas de entrada (check-in) e de saída (check-out) dos hóspedes, no intuito de reduzir a logística com custos e serviços de terceiros e, assim, garantir uma maior privacidade e uma maior liberdade para os hóspedes. Isto, resulta em grande interesse nas reservas.

Para os proprietários, nosso trabalho tem gerado menos incomodações quanto às manutenções e aos atendimentos das demandas dos imóveis, bem como tem alcançado maior rentabilidade. Como nosso atendimento é profissional, zelamos para garantir maior agilidade, resolvendo todas as questões em menor tempo possível, seja para o locador, seja para o hóspede ou interessado.

Temos recebido depoimentos muito positivos dos que conosco contratam, tanto quanto ao aumento nos seus rendimentos, quanto à redução de preocupações esperadas de locações de temporada.

 

Como tem sido esse momento "pandemia"? O que está sendo mais difícil?

Nós nos surpreendemos com os resultados das locações neste momento de crise sanitária. Inicialmente, houve bastante instabilidade nas reservas. Contudo, com algumas alterações estratégicas nos anúncios, pudemos dar uma guinada muito grande no número de reservas e, também, impressionantemente, nos resultados financeiros.

Começamos a receber grupos familiares em busca de refúgio durante a pandemia. A maior dificuldade que tivemos, neste período, foi com a gestão dos fornecedores de serviços e da equipe de limpeza e de conservação.

Com o lockdown, fomos obrigadas a evitar o uso do transporte público nos picos de COVID-19, tendo que coordenar os calendários de reservas e de limpezas. Nossa maior preocupação era com a não contaminação dos ambientes, dos hóspedes e de todas as pessoas envolvidas.

Conseguimos, com os protocolos de limpeza e de higiene por nós conduzidos e baseados em regras da OMS e das OTAs - Online Travel Agencies -, excelentes resultados.

 

Apesar da crise, é um bom momento para os aluguéis de temporada, certo? Vocês sentiram essa crescente?

Depende. Nesta pandemia, as pessoas se mostraram interessadas em se manter distantes de aglomerações. A crise viabilizou a mudança de cultura do trabalho presencial para o trabalho à distância. Com isso, diversos imóveis mais afastados, mas com estrutura tecnológica em perfeito funcionamento, foram muito procurados.

Essa foi a surpresa do momento atual, nesse setor, acarretando um nicho de mercado. As pessoas passaram a procurar imóveis mais isolados como sítios, serra, fazenda, praia.

Por nossas unidades serem autônomas, imóveis de temporada tiveram uma maior procura do que os hotéis, que envolvem maior proximidade entre pessoas. Além disso, o aluguel de temporada é sempre uma saída mais econômica do que a da rede hoteleira.

 

Para o proprietário, quais as vantagens do aluguel por temporada?

Em um primeiro momento, o imóvel não fica fechado, deteriorando-se dia após dia. O imóvel passa a estar sempre pronto para locação, passando por limpeza, por renovação e por atualização constantemente, gerando renda direta ao proprietário.

Aquele imóvel que era um capital de baixa liquidez com despesas fixas, passa a ser um capital ativo com renda. Bem como, por conta dos curtos períodos de locação, o imóvel também pode ser usufruído pelo próprio proprietário.

A modalidade de locação por temporada oferece maiores rendimentos e menores custos em relação à locação de longa duração.

 

O que muda: colocar no Airbnb por conta própria ou contratar um serviço como o de vocês?

Claro que é possível você mesmo administrar seu imóvel no AirBnb. Porém, a contratação de uma empresa especializada como a nossa proporcionará maior tranquilidade, maior renda, e terá facilitada a árdua tarefa de gestão na locação do imóvel e a relação com os eventuais interessados e clientes.

Nosso trabalho engloba o atendimento aos hóspedes, desde o momento da locação e durante a sua estadia, em eventuais problemas de manutenção, como por exemplo a troca de uma resistência do chuveiro, durante todo o período da locação. 

Caso você seja o anfitrião da locação, teria de perder até mesmo o seu final de semana, domingos, feriados, neste simples atendimento.

A principal questão é que você tem outras obrigações e atribuições na sua vida. Com uma empresa especializada, você ficará livre, e a empresa cuidará de tudo 100% do tempo para você. Resultando mais rendimentos e menos preocupações.

 

Vocês atendem em quais regiões? E onde pretendem chegar?

Por enquanto, atendemos em Santa Catarina, Brasil e Orlando na Flórida, EUA. Como nosso padrão de administração é online, isto viabiliza o atendimento remoto de diversas localidades: podemos atender qualquer parte do país e do mundo. Estamos sem fronteiras.

 

Vocês não só administram, mas têm serviços de consultoria, certo? Como funciona?

Sim, temos a consultoria do ambiente no início do contrato de administração ou antes da celebração deste contrato. A consultoria é vista e realizada caso a caso.

Em geral, aplicamos a técnica de home staging, que consiste em uma encenação da casa para torná-la mais atraente aos hóspedes. O objetivo dessa técnica é levar o cliente a alugar o imóvel, convencendo-o pela experiência visual.

Isso significa que a casa ou o apartamento deve passar por algumas mudanças na decoração para atrair mais visitantes. Já trabalhamos até com imóveis vazios e antigos. Nestes, fizemos consultoria, reformas, aquisição de mobília e de objetos para a  decoração completa.

Temos um manual do ambiente ideal, e todos os proprietários que contratam conosco poderão se valer para melhorar seus itens para a locação por temporada.

 

Qualquer imóvel é alugável? Como vocês avaliam?

Não. O imóvel precisa se revelar interessante do ponto de vista turístico, cultural ou econômico. Por isso, é importante a avaliação a ser feita pelo profissional da área.

 

Vi que as avaliações de vocês são ótimas e até acabaram de receber um reconhecimento do Airbnb, certo? Um orgulho, imagino...  

Que bom! Estamos sempre em busca de aprimoramento do nosso trabalho. Prezamos pelo atendimento de excelência para ambos os lados. Queremos proprietários e hóspedes satisfeitos, porque isto se converterá em resultados positivos para nossa empresa.

 

 

PING PONG DUPLO


O que não ficam sem: Celular com internet.

O que não suportam: Calendários sem reservas.

Um ídolo: Sara Blakely, empresária americana da Spanx.

Uma saudade: Das férias.

A melhor viagem: Para um lugar remoto para recarregar as energias.

Um lugar: Rancho Queimado, Santa Catarina.

Beleza masculina: Educação.

Beleza feminina: Inteligência.

Uma palavra: Evolução.

Uma frase: Uma mala e um sorriso sempre prontos.

Um sonho: Ter imóveis para receber hóspedes em vários locais do Brasil e do mundo!

Go, girls!

 

Tags:
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Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

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