A Serasa anunciou a retirada de 18.500 páginas falsas do ar de janeiro a agosto de 2024. A empresa desenvolveu um canal especial para receber denúncias e uma ferramenta para derrubar páginas fakes.
De acordo com a empresa, promessas enganosas para elevar a pontuação de score ou ofertas milagrosas para “limpar o nome” são as táticas mais usadas por golpistas na internet.
A companhia, que também recebe denúncia via WhatsApp, já contabilizou mais de seis mil links suspeitos enviados, desde o início do ano, que passaram por uma segunda etapa de análise para derrubada.
“Os criminosos mentem que são representantes da Serasa ou garantem ter um ‘contato quente’ dentro da empresa”, diz Patrícia Camillo, gerente de prevenção a fraudes da Serasa.
Em 2024, segundo a empresa, houve um aumento no volume de vídeos manipulados com inteligência artificial que forjam imagem e voz de celebridades, políticos conhecidos ou jornalistas renomados. Neste tipo de golpe, os fraudadores oferecem acordos fictícios e descontos agressivos para atrair usuários mais vulneráveis. (propmark)