18.3 C
fpolis
18.3 C
fpolis
domingo, 29 maio, 2022

Série especial crimes digitais: Cuidado com o falso ‘Papai Noel’

Últimas notícias
Série especial crimes digitais: Cuidado com o falso ‘Papai Noel’

A coluna Gente e Lugares é plural, podemos falar e mostrar os mais variados temas da vida diária. E no mês de dezembro vamos trazer uma série especial sobre crimes digitais, porque estamos aqui também para oferecer serviço. Desta vez conto com a parceria e ajuda de Thiago de Miranda Coutinho, jornalista, graduando em Direito e pós-graduado em Inteligência Criminal. Thiago é agente de Polícia Civil e colunista do SC em Pauta e autor de diversos artigos jurídicos publicados em sites de relevância nacional, como o Migalhas e o Canal Ciências Criminais. No vídeo ele explica a sua colaboração com a coluna.

 

O FALSO “PAPAI NOEL”

Com a proximidade das tradicionais festividades natalinas, é comum estarmos tomados pela sensação de alegria, felicidade e, também, de ansiedade pelas famosas compras de final de ano! Porém, nessa época, devemos redobrar os cuidados com golpes virtuais! Afinal, nem só de “bons velhinhos” é feito o período de Natal. Isso porque, os bandidos estão se valendo do aumento no uso dos meios tecnológicos, sobretudo o celular, para cometerem crimes no ambiente virtual. A criatividade desse pessoal parece não ter fim. É preciso estar atento e desconfiar sempre, pois são várias as formas utilizadas para tentar te enganar e te induzir a cair em algum golpe. E os prejuízos podem ser enormes! Para se ter ideia, os analistas de inteligência da Secretaria de Segurança Pública de SC observaram um aumento de 85% nos casos de Estelionato no período de isolamento social (2019 – 2020). Foram registradas mais de 48 mil ocorrências desse crime em 2020 e, considerando só o período de janeiro a julho de 2021, houve mais 37 mil novos casos em solo catarinense. Entre os golpes mais comuns estão:

– Clonagem do Whatsapp

O golpista te liga ou envia uma mensagem (sms ou WhatsApp) se passando por um funcionário de loja, banco, sites de venda, clínicas ou até de órgãos do governo. A intenção é te persuadir a fornecer um código de seis (6) dígitos: o chamado “código de verificação”. Em tempos de pandemia, criminosos ligavam para as vítimas se passando por servidores do Ministério da Saúde e questionando se poderiam realizar uma rápida pesquisa sobre a Covid-19. Em seguida, após um discurso convincente, era solicitado o “código de verificação” enviado dizendo ser um procedimento para completar a amostragem.

– Duplicação de perfil de Whatsapp

O criminoso utiliza a foto de algum conhecido seu para se passar por ele e pedir dinheiro emprestado. Certamente, já houve a invasão do Whatsapp do seu conhecido, com o consequente acesso a agenda de contatos. Nesses casos, não se descarta, também, a descoberta do vínculo de vocês nas próprias redes sociais e o contato é feito através de um número que sequer é do seu amigo. Quanto às abordagens, as justificativas são as mais variadas. Vão desde um conserto inesperado no carro em local ermo, a uma restrição do limite diário de um pix que precisou ser feito de última hora.

– Fraudes em compras pela internet;

Neste caso, há toda uma estratégia a fim de divulgar falsas propagandas com supostas grandes ofertas para, assim, lesar você consumidor. Criam-se sites ou perfis de redes sociais (muito parecidos com os verdadeiros) e/ou, de forma ardilosa, te enviam um link malicioso cujo acesso acarretará na captura de inúmeros dados seus. Para isso, os estelionatários utilizam tanto abordagens “negativas” (onde a negação ensejaria perdas; “Acaba hoje”), como “positivas” (quando a aceitação ofertaria vantagens ou ganhos; “De R$1200 por R$499) de modo a “fisgar” as vítimas na velha prática conhecida por “Phishing”.

– Clonagem de cartão.

Se o fraudador tiver acesso ao seu cartão físico, ele poderá fotografar rapidamente seus dados (nome, números do cartão, data de validade e código de segurança) e passar a fazer compras na internet em seu nome. Isso pode ser feito tanto por vendedores, entregadores ou prestadores de serviço que você nem desconfiaria. No entanto, não é preciso ter acesso físico ao seu cartão para realizar a clonagem. Basta instalar um leitor adulterado em algum caixa eletrônico (ou máquina de cartão) para efetivar a ação e lesar você.

 

Na semana que vem, nós vamos te dar várias dicas práticas para combater esses golpes e, ainda, te ensinar o passo a passo para deixar o seu celular mais seguro. Tudo isso, para que você não seja a próxima vítima!


THIAGO COUTINHO –  especialista em Inteligência Criminal
@thiago_dm_coutinho

 

GIGANTE PARQUE DAS FLORES

 
MÁTRIA PARQUE DE FLORES/foto JÔ MOREIRA

Vamos falar de flores, porque o mundo precisa de mais cores. A nova atração para estimular um bom passeio e conhecimento é o Mátria Parque das Flores, em São Francisco de Paula, na serra gaúcha, que já está entre os maiores do mundo.

O parque é um bom destino para os apreciadores de flores e aos interessados no universo botânico.  São 50 hectares de terra que acolhem áreas de preservação natural somadas à estrutura implantada para formar o local. Os 30 grandes jardins têm assinatura do escritório JA8 Arquitetura Viva e as edificações que abrigam lojas e restaurantes são de autoria da Alencar Arquitetura.

Os jardins possuem 7 milhões de mudas de plantas e começaram a ser semeados há dois anos, num processo de sinergia entre a paisagem natural e a criada. A composição é considerada uma verdadeira obra de arte orgânica em grande escala, com diversas cores, texturas, aromas ao longo de 8 quilômetros de caminhos a céu aberto.

As características da região foram determinantes para o resultado do projeto paisagístico. Segundo a arquiteta e paisagista Juliana Castro, cada caminho e canteiro foi desenhado para oferecer aos visitantes a descoberta desta paisagem em camadas.

Os criadores incluíram espécies de herbáceas e arbustivas nativas para serem conhecidas pela população, e assim protegidas e preservadas.

“Manteremos flores secando nos canteiros e folhas em transformação, apresentando a beleza do envelhecer e renascer a cada estação. Este planejamento requer grande cuidado e atenção. O contraste entre a floração nova e aquela que está acabando, entre os tons quentes e frios, acontecerá a todo instante”, complementa Juliana Castro.

O parque funciona diariamente, das 10h às 18h.

@matriaparquedeflores
www.matriaparquedeflores.com.br


fotos – JÔ MOREIRA – MARCELO MESSIAS e GABRIELA SALDANA

 

PENSANDO A DANÇA

A história escrita a muitas mãos e diferentes corpos sobre a profissionalização e difusão da dança de norte a sul do Brasil. Os textos inéditos coletados e organizados pelos professores e pesquisadores de dança da FURB (Universidade Regional de Blumenau), Jussara Xavier e Marco Aurelio da Cruz Souza, foram concentrados no livro “Tudo isto é dança”, lançado pela editora Anda (Associação Nacional de Pesquisadores em Dança). A dupla de pesquisadores convidou artistas atuantes no Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo para somar suas trajetórias e conhecimentos acerca de questões do fazer, pensar, aprender e ensinar a partir do movimento. Dividido em três momentos distintos, o livro traz textos de singulares pontos de vista e vida organizados nos capítulos: memórias e histórias; experiências de ensino e formação e composição de diferenças. Segundo os idealizadores do projeto, o principal objetivo é propagar o valor, as diferentes formas de fazer e pensar a dança como movimento e área fundamental do conhecimento humano. O livro digital pode ser baixado nos sites da Anda e da Midiateca de dança.


https://portalanda.org.br/  –   https://midiatecadedanca.com/

 

SOLIDÃO NO MUNDO

Inaugurada no último final de semana, a exposição que encerra o ciclo das mostras de arte da Villa Francioni em 2021, em São Joaquim, traz uma observação sobre estar sozinho num mundo muito movimentado. Assinada pela artista plástica Arlinda Volpato, a nova exposição reúne 25 obras, entre pinturas e esculturas, destacando figuras humanas solitárias em meio a um cenário luminoso de anúncios comerciais e veículos em alta velocidade. Para o coordenador da Galeria e curador da exposição, Edson Machado, “as obras trazem o olhar de uma atenta e madura observadora do mundo contemporâneo”.


artista plástica ARLINDA VOLPATO e o curador EDSON MACHADO/foto DIVULGAÇÃO

 

NEI LISBOA NO CABARET

Após um longo período longe dos palcos, Nei Lisboa está de volta aos shows. Com passagem confirmada para Florianópolis, Nei Lisboa prepara um show de tom bastante intimista no palco do Franz Cabaret, nos dias 09 e 10 de dezembro, às 21h. Ele encara a apresentação como um belo momento entre três amigos músicos, que vão tocar um repertório de canções compostas ao longo de quarenta anos de estrada. Telhado de Paris, Pra te lembrar, Romances, são alguns alguns dos sucessos presentes na seleção do trio composto por Luiz Mauro Filho no teclado e Paulinho Supekovia na guitarra.

As músicas serão intercaladas com outras inéditas do novo disco Pandora, trabalho lançado este mês depois de quatro anos de amadurecimento.

O Show “Nei Lisboa em trio” tem promoção da Itapema FM e marca a agenda musical de dezembro. Segundo Eveline Orth, produtora artística que assina a programação com Paulo Trejes e Tiago Rodrigues, a pluralidade é a palavra que resume a essência do Franz Cabaret.

@franzcabaret


NEI LISBOA /foto DIVULGAÇÃO

 

DEZEMBRO VERDE


@ongvivabicho

Mais uma cor, mais uma causa, mais uma maneira de chamar atenção para ajudar a melhorar o lugar onde vivemos. E assim, todos os meses do ano ganham cores diferentes para causas diferentes. Acaba de ser lançada uma ação para ajudar animais que foram abandonados por seus donos e hoje vivem com apoio da ONG Viva Bicho, em Balneário Camboriú. Ao longo de todo mês, a ação vai conscientizar sobre o abandono de animais e arrecadar alimentos para cães e gatos.  Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 30 milhões de animais abandonados no Brasil. Muitos deles são deixados próximos a estradas e acabam sendo atropelados ou morrendo de fome. A ONG Viva Bicho acolhe animais abandonados nas ruas de Balneário Camboriú. A campanha entrou para o calendário oficial do município por meio de projeto de lei elaborado pelo vereador Victor Forte e aprovado na Câmara de Vereadores.

 

JOVEM BENZEDEIRA

Seguindo a tradição. A mais jovem benzedeira de Florianópolis, Camila Gomes, participa hoje (08/12) de uma noite de autógrafo do seu livro “Memórias de Uma Benzedeira Contemporânea – Da Insanidade ao Sagrado”, lançado recentemente. A tradição do benzimento, que por muito tempo foi o único recurso para quem não tinha acesso aos serviços da saúde, não se perdeu na Ilha de Santa Catarina, como é o caso de Camila e de outras mulheres que vivem na Capital.  O Franklin Bar fica na Rua Tiradentes, 223, no Centro, e a noite de autógrafos começa às 19 horas.


benzedeira CAMILA GOMES/foto JULIANA SALDANA

 

PRÊMIO À FABULA 

Startup de Florianópolis especializada em soluções para transmissões digitais em estúdios 360º, a Fabula Live tem menos de dois anos de atividades e soma dois prêmios do TOP de Marketing e Vendas da ADVB/SC. Neste ano, com o case “Evento virtual, alcance real”, inscrito na categoria Serviço, foi apresentado como a empresa dos sócios Eugênio Neto e Cristiano Vicenti, contribuindo para que os eventos on-line alcançassem maior público que os mesmos eventos no formato presencial. Em 2020, antes mesmo de completar um ano de mercado, a Fabula ganhou o TOP de Marketing e Vendas da ADVB/SC com o case “Da crise, uma oportunidade”, que contou como os dois sócios nadaram contra a correnteza e começaram um negócio do zero.

A entrega da premiação acontece amanhã (09/12), no Centro Sul em formato híbrido com transmissão ao vivo no youtube.com/ADVBSantaCatarina.


os sócios EUGÊNIO NETO e CRISTIANO VICENTI/foto DIVULGAÇÃO

Era esse o nosso contato hoje, mas semana que vem a coluna está de volta. E muitas coisas estão também no instagram. Espero sua companhia em @anselmoprada.

Anselmo Prada
Jornalista, produtor e gestor de conteúdo, pessoas e eventos. Foi repórter, editor, coordenador de reportagem, editor-chefe do Jornal do Almoço, chefe de redação da RBS TV e gerente de programação NSC/Globo em Santa Catarina. Além do jornalismo, desenvolveu e dirigiu diversos projetos de entretenimento para a televisão. Com carreira destacada na comunicação catarinense, se interessa com mais profundidade sobre o que fazem as pessoas, em todas as áreas, como elas mostram suas particularidades, desenvolvem seus projetos, criam oportunidades, oferecem ajuda aos outros e como estão inseridas dentro da imensa diversidade de um mundo cada vez mais plural. Um observador da vida, buscando histórias e percebendo o que existe de único e inspirador em cada pessoa ou lugar. No Portal Making Of traz semanalmente os destaques de gente e lugares que estão em conexão com o tempo e preparando o futuro. Contato: e-mail pradafloripa1@gmail.com, WhatsApp (48)99163-6710 e Instagram @anselmoprada.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Jesse Koz e Shurastey serão homenageados com pintura e dog park em BC

O influenciador Jesse Koz e o cão Shurastey, que morreram em um acidente de trânsito nos Estados Unidos, na...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }