O Governo das Filipinas emitiu ontem, 28, ordem para fechar o site de notícias Rappler, cofundado pela jornalista filipina Maria Ressa, vencedora do Prêmio Nobel da Paz 2021, um dia antes do presidente Rodrigo Duterte – grande inimigo do veículo – deixar o poder.
“Parte da razão de eu não conseguir dormir muito na noite passada é porque recebemos uma ordem de fechamento”, disse ela durante palestra em Honolulu, no Havaí, segundo a agência de notícias AFP. A jornalista afirmou que pretende recorrer. “Não vamos fechar”, disse ela.
A ordem de fechamento foi emitida pela Comissão da Valores Mobiliários das Filipinas. Em um comunicado, o órgão confirmou a “revogação dos certificados de incorporação” da Rappler por violar “restrições constitucionais e regulamentares à propriedade estrangeira nos meios de comunicação”.
Conforme a AFP, Ressa tem sido uma crítica veemente de Duterte e da guerra mortal contra as drogas que ele iniciou ao assumir a presidência em 2016. Ele entregará a Presidência das Filipinas nesta quinta-feira, 30, ao ex-senador Ferdinand Marcos Jr. A filha do atual presidente, Sara Duterte, assumirá como vice-presidente.
Maria Ressa foi a primeira filipina a receber um Nobel da Paz, ao lado do jornalista russo Dmitri Muratov, cofundador do Novaia Gazeta, um dos principais jornais de oposição a Vladimir Putin.