
O site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br/) sofreu um ataque hacker na madrugada de hoje, 10, e está fora do ar nesta manhã.
Na mensagem, postada na página do Ministério, os invasores se intitularam “Lapsus Group”, e disseram “os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos” e orienta contato para resgate de “50 TB de dados”.
O ataque aconteceu por volta da 1h e o alerta foi retirado do ar cerca de duas horas depois, mas o site ainda está indisponível.
A invasão teria afetado também o aplicativo Conect SUS, responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19. O aplicativo abre normalmente, mas não apresenta mais nenhum dado sobre a vacinação.
Em nota, o Ministério da Saúde afirmou: “O Ministério da Saúde informa que, na madrugada desta sexta-feira (10), sofreu um incidente que comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento”.