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sábado, 28 maio, 2022

SÓ PARA ESPECIALISTAS

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SÓ PARA ESPECIALISTAS
Havana Club/Divulgação

O tradicional Havana Club, o segundo rum mais consumido no planeta (atrás do Bacardi), lançou uma edição exclusiva para bartenders. O Havana Club Professional Edition foi desenvolvido em parceria com a Associação Cubana de Bartenders e mistura blends que deixam a bebida complexa e com características muito distintas.

O Edition A, por exemplo, é um Carta Blanca com “complexidade e sabor de um rum escuro”, garante o diretor de marketing da Havana, Nick Blacknell. Já o Edition B (foto), que maturou em barris de whisky de Islay (uma ilha da Escócia) tem um “perfil esfumaçado, mas rico e doce” explica o consultor Nick Strangeway, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da bebida.

Outras variações da bebida estão sendo testadas e chegam ao mercado a partir de novembro. Mas vão ser vendida apenas para bares e bartenderds, para a elaboração de coquetéis, já que o rum muito complexo “e o consumidor poderia não compreende-lo”, explica Blacknell.

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SÓ PARA NORTE-AMERICANOS


Cîroc/Divulgação

Lançamento também na família Cîroc que estreia, primeiramente no mercado norte-americano, a Black Raspberry (foto). A vodka tem como base uvas francesas que foram destiladas cinco vezes junto com framboesas pretas e cítricos. O resultado é uma bebida com “acabamento aveludado e suave” para ser consumida com gelo ou misturada com ingredientes frescos como limão ou hortelã, diz um dos donos da empresa o rapper Sean ‘Diddy’ Combs. A elegante garrafa é preta com letras metálicas dourada e a produção é limitada.

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TERRACOTA


Público Portugal/Reprodução

A vinícola Lídio Carraro, de Bento Gonçalves, apresentou uma novidade no Wine South América, no fim de setembro: um vinho fermentado em recipientes de terracota (cerâmica de argila), tal qual era feito na Mesopotâmia.

O vinho da safra 2018 é um corte com uvas Merlot, Pinot Noir e Nebbiolo que passou por ânforas parecidas com a foto por quase três meses e depois foi para tanques de aço inox, para ajudar na decantação da bebida. Os irmãos Giovanni e Juliano dizem que o projeto foi concebido para levar um pouco do terroir da vinícola, para dentro do vinho.

Pouco mais de mil litros foram comercializados na avant-première do WSA. O restante da produção vai ser disponibilizado ao mercado em 2020.

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EMBALAGEM HISTÓRICA


Taylor’s/Divulgação

A casa Taylor’s uma das mais famosas de Portugal, recriou uma garrafa para um lote especial do seu vinho do Porto. A embalagem foi inspirada em uma histórica garrafa inglesa, muito usada entre 1715 e 1740. É estreita, tem formato oval e é conhecida em Portugal como castanha achatada.

A edição limitada tem capacidade de um litro e é acondicionada em uma caixa de madeira. Deve chegar ainda este mês às lojas especializadas da Europa, com um preço aproximado de 50 Euros. O vinho em questão é um Tawny Reserva, resultado de uma seleção de tawny’s de diferentes idades.

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VINHO SAGRADO

 

Revista Globo Rural desta semana traz uma reportagem muito bacana sobre o vinho consumido pelos padres nas missas da igreja católica. Equipe visitou algumas vinícolas, e apresenta curiosidades sobre essa sagrada bebida adocicada – que se assemelha a um vinho do Porto.

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LOJA ONLINE

 

A Wine, maior e-commerce de vinhos do país, apresentou no fim de setembro uma nova opção de assinatura. É o Clube Wine Prime. Ao contrário dos planos tradicionais que enviam mensalmente ao consumidor lotes indicados pelos sommeliers da empresa, o Prime é um pacote mais enxuto. Não prevê o recebimento de vinhos, mas permite que consumidor escolha e compre o que vai consumir com descontos de 15%, entrega gratuita e prazos diferenciados. O plano custa R$ 14,90 para o plano anual.

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ASSOCIATIVISMO CERVEJEIRO


Pexels/Divulgação

Empresários do ramo cervejeiro de Jaraguá do Sul e região, terão um núcleo setorial. O grupo foi formado nesta segunda-feira (08) pela Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS). A intenção é articular as ações do setor – em franca expansão – e fomentar o cooperativismo entre os empresários do setor. Além de cervejarias e brewpubs (foto) o núcleo deve reunir distribuidores de materiais e equipamentos, lojas de máquinas, entre outros.

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O MELHOR DO MUNDO

O australiano Orlando Marzo foi eleito nesta segunda-feira (08) em Berlim, o Bartender do Ano 2018. O concurso, patrocinado pela DIAGEO, está na 10a edição e neste ano teve a participação de 10 mil inscritos.  Cinquenta e seis deles participaram da etapa final, na Alemanha. 

Jefferson Douglas da Silva
Jornalista com especialização em Gestão de Marcas, tem mais de 30 anos de experiência em telejornalismo, comunicação corporativa e governamental. Estuda o setor de bebidas desde 1995, tendo formação em coquetelaria (Senac), produção de cerveja artesanal (Escola Superior de Cerveja e Malte) e produção de gin (Inovbev/Esalq). É sommelier de cachaças (Inovbev/Esalq), sommelier de gins (Inovbev/Esalq) e vem se aperfeiçoando no setor de vinhos e espumantes (Enocultura/WSet). Desde 2018 escreve no Portal Making Of sobre ações de marketing do setor de bebidas, curiosidades do mercado (local, nacional e mundial) além de inovações e tendências na área de alcoholic beverages.
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