17 C
fpolis
16.8 C
fpolis
quinta-feira, 26 maio, 2022

Timeline da Gaúcha e a Guerra dos Farrapos da era digital

Últimas notícias
Timeline da Gaúcha e a Guerra dos Farrapos da era digital
Reprodução

Era para ser apenas uma discussão sobre o polêmico conteúdo do programa “Timeline” do dia 2, na Rádio Gaúcha. Em pauta, o comportamento, até certo ponto arrogante dos apresentadores David Coimbra e Kelly Matos, algo que já era notado pela audiência gaúcha.

Talvez até uma certa observação sobre a gestão de conteúdo da potente rádio do Grupo RBS, onde em outros espaços – em especial o esporte – observam que os apresentadores são donos dos espaços e dizem o que querem. Em qualquer nível, mesmo o baixo.

Mas, como quase tudo hoje em dia, politizou. Virou o bem contra o mal, o certo contra o errado, a direita contra a esquerda, o conservador contra o liberal. Posts e blogs de conservadores invadiram a internet desde terça-feira da semana passada, gerados até do exterior (há um jornal tratando do caso publicado em Angola).

Passou a ser uma campanha já realizada em outras cidades e contra órgãos de imprensa para motivar a retirada de patrocínios. Um maluco no YouTube diz “vamos derreter a RBS”, por se tratar de uma afiliada da Globo em TV. Entenderam?

Diante disso, muitos jornalistas gaúchos se uniram para neutralizar o efeito da campanha, com o respaldo, inclusive, da Associação Riograndense de Imprensa. Está posto em campo a “Guerra dos Farrapos” da era digital.

Muito provavelmente, toda essa discussão acalorada vai ficar sendo apenas uma discussão acalorada como muitas outras pelo País. Talvez motive uma revisão de atuação nos bastidores da Gaúcha para que ela continue sendo “A Fonte da Informação” e não lugar para ironias e brincadeiras sobre assuntos muito sérios como o assalto em Criciúma.  

Ponto final.

Claiton Selistre
Publisher, colunista e owner do Portal Making Of, é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário, além de coordenador do comitê editorial da RBS em Santa Catarina. Antes atuou na Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há sete anos.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Bradesco Expresso é apresentado no programa Faustão na Band

O Bradesco promove nesta quinta-feira, 26, uma ação de merchan no quadro "Na Pista do Sucesso", no programa Faustão...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }