O prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto (PSD), postou um vídeo na sua rede social informando que enviou para a Câmara de Vereadores da Capital a nova reforma administrativa para o novo governo que começa em janeiro de 2025.
O documento foi protocolado nessa sexta-feira, 22, no gabinete do presidente do legislativo, João Cobalchini (MDB).
Segundo Topázio, três dar 19 secretarias municipais existentes hoje deixarão de existir e serão incorporadas a outras que permanecerão. O prefeito diz que, com essa alteração, o seu novo governo economizará R$ 500 mil por ano.
Por conta dos problemas ocorridos neste ano, a intenção da próxima administração é ter mais eficiência, transparência e aumentar a qualidade do serviço prestado com, segundo o prefeito, uma administração moderna e sustentável.
Topázio Neto esteve em Barcelona, na Espanha, nesse mês de novembro para receber um prémio para Florianópolis dado pelo Sebrae e pode visitar os equipamentos públicos Catalão que poderão ser implantados na Capital.
A reforma administrativa vai unificar a Secretaria de Governo com a Casa Civil para que ela trate das relações institucionais do governo e dos assuntos políticos internos e externos. Já o Gabinete do Prefeito passará a ter uma Secretaria de Gestão, que vai acompanhar e mensurar os resultados do executivo.
A Secretaria de Limpeza e Manutenção Urbana vai ser incorporada à Secretaria de Infraestrutura e Transporte, que vai passar a se chamar de Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade.
OUTRAS MUDAANÇAS
Quem vai ficar responsável pelo planejamento, execução e supervisão das políticas voltadas para a mobilidade em Florianópolis será a Secretaria Executiva de Operações de Mobilidade. A partir da utilização da tecnologia, ela vai monitorar em tempo real, segundo a reforma, o sistema de transporte para melhorar o fluxo de veículos e do transporte público.
Vai trabalhar também com novos projetos de engenharia da mobilidade para que haja mais integração entre os diversos tipos de transporte. Topázio quer solucionar os gargalos no trânsito e diminuir os impactos negativos que hoje ainda ocorrem na cidade.
Será criada a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer que vai ser a responsável pela inclusão social e integração de ações esportivas com ações culturais e recreativas para o morador de Florianópolis. O prefeito quer uma atenção especial na preservação do patrimônio histórico-cultural e nos apoios aos eventos esportivos, artísticos e de lazer.
Já a Secretaria de Desenvolvimento Urbano vai se juntar com a Secretaria de Planejamento e Inteligência Urbana, se chamando de Secretaria de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano.
A Secretaria de Turismo também vai passar por mudanças. A nova Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação terá um papel de trabalhar para que Florianópolis seja vista como um destino para investimentos externos, focando não só no turismo, mas também na tecnológica e infraestrutura.
Topázio também irá criar a Secretaria Executiva de Parcerias Estratégicas e Investimentos Internacionais que focará nos negócios mais robustos, como no projeto da nova Marina.
Veja o vídeo do prefeito Topázio Neto (PSD):
Mudanças na estrutura de Secretarias
Valorização dos Servidores Públicos
A reforma apresentada por Topázio também cria mecanismos de capacitação contínua, com foco na qualificação e no bem-estar dos servidores, especialmente na área de prevenção em saúde.