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quinta-feira, 19 maio, 2022

TOUR SUBTERRÂNEO

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TOUR SUBTERRÂNEO
Caves Patriarche/Divulgação

Verão europeu anda movimentado, principalmente na região da Borgonha, berço de alguns dos melhores vinhos do mundo. Vinícolas, bistrôs e rede hoteleira criaram centenas de roteiros para entreter até o mais crítico dos visitantes. As principais opções estão disponíveis no site Beaune Borgonha.

A coluna navegou pela página e descobriu que um dos mais bacanas é uma adega gigantesca, nos subterrâneos de Beaune. A rede de túneis com quase 5 quilometros de extensão guarda mais de 3 milhões de garrafas de vinho. O espaço é usado para armazenar vinhos há mais de dois séculos. 

A Caves Patriarche está aberta à visitação pública. O tour, que custa em torno de 30 Euros, é feito de maneira autônoma e cada visitante faz o percurso no seu tempo, sem guia. Ao final, uma degustação com pelo menos dez vinhos locais. No link acima dá pra conferir as datas e fazer o agendamento.

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PREJUÍZO


Michael Rostang/Reprodução

Ladrões deram um prejuízo de aproximadamente R$ 2,5 milhões esta semana para um famoso restaurante francês. Eles abriram um buraco de 50 centímetros em uma parede e levaram pelo menos 150 garradas da adega do Maison Rostang. O restaurante fica no centro de Paris e tem duas estrelas Michelin. Entre as garrafas de vinho roubadas estão rótulos dos conhecidos Petrus e Romanée-Conti, considerados os mais caros do mundo.

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PARECE. MAS NÃO É!


Portobello Road/Divulgação

Uma destilaria inglesa muito famosa pelos gins que produz, acaba de lançar uma bebida destilada que tem cara de gin, cheiro de gin, gosto de gin. Mas que não é gin.

A Temperance é criação da Portobello Road, e tem teor alcoólico que mais lembra uma cerveja pilsen – 4,2% contra os 40 ou 50% de um gin tradicional.

A bebida foi elaborada usando como base os mesmos nove botânicos que a empresa usa para a versão tradicional do gin, mas a receita “secreta” foi levemente modificada.

O produto chega ao mercado europeu no fim de julho e procura preencher uma lacuna crescente no mercado de bebidas: consumidores que querem moderar a ingestão de álcool. 

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TRI PREMIADA


Lohn Bier/Divulgação

E a extensa lista de premiações da Lohn Bier, aumentou mais um pouquinho. A empresa catarinense foi reconhecida como Cervejaria do Ano no South Beer Cup, realizado em Buenos Aires. A premiação foi no fim de semana e reuniu 85 cervejarias de nove países que apresentaram rótulos já premiados anteriormente em outros festivais. A Lohn Bier participou com três cervejas (número máximo de inscrições por cervejaria) e levou três medalhas: duas medalhas de ouro, com a Carvoeira Pimenta e a Catharina Sour Café e Framboesa e um bronze com a Carvoeira.

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AQUISIÇÕES E PARCERIAS


Babe Wine/Divulgação

A multinacional ABInbev continua expandindo sua atuação – e em mercados que vão além da cerveja. A última novidade é a aquisição do controle acionário da Babe Wine, líder de mercado nos Estados Unidos na comercialização de vinhos em lata – e que tem como foco o consumidor jovem. As informações são do Valor Econômico.

Em Santa Catarina a movimentação mais significativa foi a “fusão” da pomerodense Schornstein com a paulista Leuven. Segundo o colunista Pedro Machado, do Santa, a parceria vai criar a Companhia Brasileira da Cerveja Artesanal (CBCA) e permitir que produtos da Schornstein sejam produzidos nas unidades da Leuven, e vice-versa. Uma estratégia para baratear custos de produção e distribuição. 

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AGENDA

Pra quem gosta de cervejas mais alcoólicas uma boa opção neste fim de semana é o Winterbierfest, ou Festival da Cerveja de Inverno. O evento começa hoje (05) em Treze Tilias, meio oeste do Estado. Onze cervejarias participam do evento, que vai ter gastronomia tirolesa, brincadeiras típicas e até concurso para eleger a melhor cerveja da estação.

Jefferson Douglas da Silva
Jornalista com especialização em Gestão de Marcas, tem mais de 30 anos de experiência em telejornalismo, comunicação corporativa e governamental. Estuda o setor de bebidas desde 1995, tendo formação em coquetelaria (Senac), produção de cerveja artesanal (Escola Superior de Cerveja e Malte) e produção de gin (Inovbev/Esalq). É sommelier de cachaças (Inovbev/Esalq), sommelier de gins (Inovbev/Esalq) e vem se aperfeiçoando no setor de vinhos e espumantes (Enocultura/WSet). Desde 2018 escreve no Portal Making Of sobre ações de marketing do setor de bebidas, curiosidades do mercado (local, nacional e mundial) além de inovações e tendências na área de alcoholic beverages.
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