Portal Making Of

Turismo estrangeiro impulsiona temporada

Foto: IL Campanario / Crédito Attahualpa César

Santa Catarina recebeu 495 mil turistas internacionais em 2024, um crescimento de 71,7% em relação a 2023, segundo o Ministério do Turismo. A maioria desses visitantes esteve no estado durante a alta temporada (dezembro a março), impactando diretamente o setor hoteleiro, especialmente em Florianópolis.

Nos hotéis IL Campanario e Jurerê Beach Village, a quantidade de hóspedes estrangeiros cresceu 44%, totalizando quase 9.000 visitantes entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Os principais países de origem foram Argentina (4.524 hóspedes), Chile (1.717), Uruguai (754) e Estados Unidos (485). O aumento mais expressivo foi registrado entre os turistas de Portugal (+880%), Uruguai (+556%), EUA (+194%) e França (+194%).

Além do crescimento na quantidade de visitantes, o número de pernoites subiu 40%, destacando-se os turistas de Portugal (+2.038%), França (+456%), Uruguai (+325%) e EUA (+301%). O impacto econômico também foi significativo: a receita com hospedagens aumentou 50%, ultrapassando R$ 5,5 milhões, impulsionada pelo aumento do gasto médio diário de turistas de Portugal (+901%), Uruguai (+394%) e Espanha (+376%).

O levantamento da Fecomércio SC ressalta que oito em cada dez estrangeiros em Santa Catarina nesta temporada são da Argentina. Ao todo, os turistas argentinos representaram 22% de todos os visitantes ao estado nas duas primeiras semanas de 2025.

Foto: Marcelo Bicca (gerente comercial JIAH) / Crédito: divulgação.

O gerente comercial dos hotéis, Marcel Bicca, atribui esse crescimento ao câmbio favorável, que beneficiou especialmente os argentinos, e à ampliação da oferta de voos diretos para Florianópolis, como as conexões com Lisboa e Panamá, facilitando a chegada de turistas europeus e norte-americanos. O aumento da demanda exigiu reforço nas equipes de atendimento, especialmente com profissionais fluentes em espanhol.

No comércio e gastronomia do Jurerê OPEN, a presença de turistas estrangeiros também se refletiu no aumento do consumo, com destaque para os argentinos, identificados como um dos principais públicos consumidores. Para atender a essa demanda crescente, foram instalados totens de autoatendimento em diferentes pontos, permitindo opções de atendimento em múltiplos idiomas. Com um fluxo intenso de visitantes e projeções otimistas para o turismo internacional, a temporada de 2025 se consolida como uma das mais movimentadas dos últimos anos em Florianópolis.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: